Ambiente

10 plantas de fácil cultivo para ter em casa e no apartamento

Contudo, cultivar algumas espécies em áreas internas exige uma dedicação que nem todos podem ou querem ter. Não importa se é folhagem ou flor, a ideia é escolher um belo vaso ou que combine com a personalidade da decoração e apostar em espécies que mais se encaixam no seu lar.

Por: Redação em 10 de março de 2021

Plantas no interior da casa transformam o astral dos ambientes, decoram e trazem vida e frescor para os espaços. Contudo, cultivar algumas espécies em áreas internas exige uma dedicação que nem todos podem ou querem ter. Levando isso em conta, selecionamos alguns tipos de plantas que são ideais para se ter em casas e apartamentos. Não importa se é árvore, arbusto, folhagem ou flor, a ideia é escolher um belo vaso ou outro suporte que combine com a personalidade da decoração e apostar em espécies que mais se encaixam no seu lar e estilo de vida.

1. Cactos e suculentas
Resistentes, com espécies de sol pleno, sombra ou meia-sombra, os cactos e as suculentas exigem poucos cuidados e por isso são ideais para quem não tem muito tempo, já que necessitam de rega somente uma vez por semana.

 

2. Gérberas
Não há flor mais resistente do que a gérbera. Ideal para purificar o ambiente, mantendo regas disciplinadas, basta deixá-la perto de uma janela para que receba um pouco de luz e se mantenha sempre linda.

 

3. Espada-de-São-Jorge
Tão versátil quanto os cactos e as suculentas, a espada-de-são-jorge é fácil de cuidar, pois também é bem resistente e só necessita de uma rega por semana.

 

4. Orquídeas
É possível sim ter orquídeas dentro de casa. A dica é pesquisar bem as espécies e escolher a que mais se adapta a seu ambiente. Uma orquídea chuva-de-ouro, por exemplo, pode gostar mais de uma sombra na varanda se o sol do apartamento for do final da tarde, enquanto uma phalaenopsis gosta mais de luz indireta.

 

5. Samambaia
Seu estilo pendente e volumoso pede que ela fique no alto e em lugares mais abertos, como varandas, hall e salas grandes. Uma dica importante é selecionar um local que mescle iluminação e meia-sombra e evite o vento para que não queime as folhas mais novas.

 

6. Zamioculca
Mais uma espécie que exige poucos cuidados e permanece bela mesmo que seja esquecida por um tempo. O ideal é regar uma vez por semana e evitar que fique exposta ao sol direto, que não faz bem para seu crescimento. Contudo, todas as partes da planta são venenosas se ingeridas, por isso, não é aconselhada para quem mora com crianças ou animais de estimação.

 

7. Jiboia
As jiboias são plantas pendentes e trepadeiras que estão em alta por darem um aspecto exótico à casa. A espécie se enrola em estruturas e móveis, espalhando suas folhas verdes e amarelas e criando um estilo urban jungle no local. São perfeitas para interiores, já que gostam de luz indireta.

 

8. Árvore da felicidade
Dizem que esta árvore traz harmonia e sorte para quem recebê-la de presente. Para garantir sua exuberância e energia positiva, o vaso deve ter os dois gêneros plantados juntos: masculino e feminino.

 

9. Yucca
Mais conhecida por sua beleza e não pelo nome, essa planta exibe seu porte escultural graças às folhas firmes, pontudas e longas. É bastante resistente e só precisa que seja alocada próxima à luz e boa ventilação.

 

10. Kokedama
Considerado uma técnica japonesa e não uma espécie, o kokedama caiu no gosto de muitos consumidores apaixonados por plantas. Pode ser aplicada a diversas espécies, de acordo com o gosto e o local em que será colocada, e não exige grandes cuidados no dia a dia. A técnica de concepção permite que elas fiquem suspensas ou apoiadas em suportes de ferro ou até em pratos de cerâmica.