Economia
15ª feira de negócios movimenta economia de Cachoeiro
O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Cachoeiro e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do município (Acisci) e tem como intuito fomentar negócios e alinhar parcerias.
Por: Redação em 30 de agosto de 2021
“Gente feliz com o reencontro”, esse é o tema da 15ª Feira de Negócios e Agroturismo e Semana do Comércio e do Empreendedor de Cachoeiro, que acontece até hoje, (28), no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Cachoeiro e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do município (Acisci) e tem como intuito fomentar negócios e alinhar parcerias.
E a primeira das parcerias seladas foi com o SEBRAE, através da assinatura do Programa Cidade Empreendedora, que vai desburocratizar e desenvolver ainda mais Cachoeiro de Itapemirim. “Nós fomos a primeira e única cidade do Espírito Santo a aderir ao programa e sabemos que esse será o pontapé inicial para de fato implementarmos um robusto conjunto de ações que vão durar 4 anos e, com certeza, vão contribuir para um ambiente propício ao desenvolvimento das empresas e novos negócios”, explica o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho.
Com 9 ações que serão trabalhadas de forma conjunta, o Programa Cidade Empreendedora visa acelerar a capacidade da cidade para o empreendedorismo, gerando negócios, trabalho e renda para as famílias. “Conseguimos criar um ambiente muito bacana para os empreendedores de Cachoeiro e esse programa é a cereja do bolo para conseguirmos colocar nossa cidade como vitrine para todo o Espírito Santo. Lembrando sempre que o nosso objetivo é gerar emprego e renda para que as pessoas possam viver de forma boa e confortável”, diz Victor Coelho.
A feira conta com uma programação diversa, com ações voltadas para comercialização e apoio aos consumidores; atividades de formação, com palestras e mesas-redondas; balcão de emprego e sorteio de prêmios. “A realização desta 15ª edição da Feira de Negócios tem um significado muito especial para o setor econômico de Cachoeiro, diante de todas as dificuldades enfrentadas desde o início de 2020. Tomamos todas as providências para que o evento acontecesse com o máximo de cuidado possível em relação aos protocolos sanitários de combate à Covid-19”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.
Entregando uma feira multisetorial, com a presença de empresas dos ramos de comércio, indústria, serviço, construção civil, produção rural e artesanato, o evento é uma esperança tanto para os empresários quanto para a população em geral. “Estamos muito felizes e honrados em poder proporcionar esse evento para os cachoeirenses. A pandemia paralizou o processo de desenvolvimento econômico da cidade, mas precisávamos priorizar vidas e foi isso que fizemos. Agora com o avanço da vacinação, vamos retomar todas as ações planejadas e fazer nossa cidade se desenvolver ainda mais”, relata o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim.
O setor empresarial da cidade se mostra cada vez mais unido para trazer o desenvolvimento para o município e como forma de prestigiar e reconhecer o trabalho realizado e a fidelidade à Cachoeiro, algumas empresas da cidade estão sendo homenageadas sendo elas: Rivers Grill, Cirene’s e Ótica da Corujinha.
E os planos para os próximos anos são os melhores possíveis. “Tenho certeza que cachoeiro está no caminho certo, com uma gestão fiscal eficiente que proporciona um bom ambiente de negócios. Com uma base sólida como estamos, vamos alavancar nossa economia e atrair novos negócios. Mas sempre valorizando o micro e pequeno empreendedor”, finaliza o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho.
Quem tem de 14 a 24 anos pode acessar o site www.cachoeiro.es.gov.br/oportuni e preencher um formulário para integrar o banco de dados do programa, que fará o encaminhamento dos cadastrados para oportunidades profissionais disponíveis.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a iniciativa se fundamenta na Lei da Aprendizagem (10.097/2000), que determina que as empresas, de médio a grande porte, devem ter de 5% a 15% de jovens aprendizes em seu quadro funcional – em trabalho ou estágio.
O lançamento oficial do Oportuni foi realizado na 15ª Feira de Negócios e Agroturismo e Semana do Comércio e do Empreendedor de Cachoeiro.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli, lembrou que muitos jovens enfrentam dificuldades para conseguir o primeiro emprego. “Agora, através do programa, poderão entrar no mercado de trabalho. Já temos empresas que disponibilizaram vagas no sistema”, ressaltou.