Turismo

35° FESTURIS movimenta 400 milhões em negócios

Em clima de muita confraternização e bons negócios, encerrou no sábado passado dia (dia 11) o 35º Festuris - Feira Internacional do Turismo de Gramado, o maior e mais importante de todos eventos do setor das Américas.

Por: Itamar Gurgel em 20 de novembro de 2023

 

A maior edição de todos os tempos desde seu início em 1989, quando era conhecido como Festival de Turismo de Gramado, este ano o Festuris bateu todos os recordes de crescimento, contribuído assim ainda mais com o desenvolvimento da economia da cidade e região que vive do turismo.

Em clima de muita confraternização e bons negócios, encerrou no sábado passado dia (dia 11) o 35º Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado, o maior e mais importante de todos eventos do setor das Américas. Apesar do levantamento ainda não estar totalmente concluído, a expectativa é de que o evento tenha superado os R$ 400 milhões em negócios nos dois dias de feira, no Serra Park. “Nas conversas com os expositores e no semblante das pessoas tivemos a confirmação de que o evento superou as expectativas”, afirmou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

Os números pré-evento já indicavam que esta seria a maior edição de todos os 35 anos: crescimento de 23% em relação ao ano passado; 27 mil m² de área construída; 400 estandes e 2.700 marcas reunidas; são 40 empresas especializadas em montagem dos stands que geraram quase mil empregos temporários entre muitas atividades como seguranças, recepcionistas, auxiliares de limpeza entre outros fornecedores de mão de obra, 7 palcos de conteúdo; 40 destinos internacionais; 15 mil participantes, 600 profissionais de comunicação, entre eles 26 jornalistas da imprensa internacional; e mais de 100 hosted buyers, procedentes do Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, México, República Dominicana, Estados Unidos, Portugal e Espanha.

“A cada ano a responsabilidade de entregar um evento com expositores e buyers qualificados aumenta. Muitos participantes nos abordaram e, com carinho, disseram estar satisfeitos. Nós ficamos muito felizes por esses feedbacks”, completa a fundadora e CEO do evento, Marta Rossi. A 36ª edição acontece de 7 a 10 de novembro de 2024.


O NATAL MAIS CONCORRIDO DO BRASIL

Gramado espera receber 2,5 milhões de turistas durante o Natal Luz. Com a chegada do período de festas de fim de ano, Gramado, é a melhor opção para conhecer e aproveitar a programação da 38ª edição do Natal Luz. Segundo a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk, a cidade espera receber pelo menos 2,5 milhões de turistas entre o dia 26 de outubro de 2023 e 21 de janeiro de 2024, quando ocorre o maior evento natalino do Brasil.

Quem visitar Gramado durante o período do Natal Luz encontrará uma cidade repleta de muitas atrações gratuitas e pagas, além de centenas de elementos decorativos e milhares de lâmpadas que enfeitam as principais ruas e avenidas. A expectativa da taxa de ocupação em hospedagem, de acordo com dados do SindTur Serra Gaúcha, gira em torno de 90%.

Os visitantes poderão desfrutar de cinco grandes espetáculos o Nativitaten, a Fantástica Fábrica de Natal, o Grande Desfile de Natal, o Reino do Natal e a novidade da edição o The Of Light Christmas, todos eles com ingressos à venda. Para quem optar por uma programação gratuita, o Natal Luz oferece programação diária na Rua Coberta, Show de Acendimento, Paradinha de Natal e a Vila de Natal, todos no Centro da cidade.

Segundo Rosa Helena a cidade está preparada para receber os visitantes. “Estamos preparados para receber todos os nossos visitantes. Para isso, o Natal Luz conta com cerca de 4 mil profissionais dedicados diariamente para proporcionar um verdadeiro Natal repleto de muita emoção. Nossa comunidade está de braços abertos para bem-receber a todos e para isso nosso comércio, hotéis, restaurantes e lojas estão preparados”, disse Rosa Helena.

 

O prefeito Nestor Tisoot fala aos jornalistas na coletiva de imprensa ao lado de Rosa Helena, presidente da Gramadutur, Tatiana Ferreira, Luia Barbacov, vice-prefeito e secretário de turismo e o diretor artístico do Nativitaten, Heitor Knorst