Cultura

3ª Edição do Festival de Cinema de Santa Teresa será exibida no Youtube

Serão três dias de festa multicultural com sessões de cinema, oficinas de capacitação para audiovisual, palestra, show, bate-papo com artistas convidados e o que mais a criatividade anunciar.

Por: Redação em 14 de julho de 2020

A 3ª Edição do Festival de Cinema de Santa Teresa (Fecsta) vai exibir, ao longo de três dias, 36 curtas-metragens de 14 estados brasileiros, além de palestras, debates e oficinas de capacitação sobre o universo do audiovisual. Com formato totalmente on-line transmitido pelo Youtube do Festival, a programação acontecerá entre os dias 23 e 25 de julho.

Sob os riscos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), manter o festival on-line é um grande serviço para a cultura e um estímulo para que a população fique em casa.

O festival

A programação do 3° FECSTA – Festival de Cinema de Santa Teresa tem a proposta de ser híbrida e transversal, valorizando a arte, as tradições locais e as manifestações populares. Serão três dias de festa multicultural com sessões de cinema, oficinas de capacitação para audiovisual, palestra, show, bate-papo com artistas convidados e o que mais a criatividade anunciar.

A Terceira Edição do FECSTA é realizada pela Satírica Filmes Produções e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Teresa e da Secretaria da Cultura (Secult)

As oficinas

Além das mostras de filmes, também estão previstas as palestras: “Santa Teresa – Patrimônio Cultural do ES”, com Patrícia Bragatto“; “A Politização no Cinema contemporâneo nos filmes Parasita, Coringa e Bacurau”, com Cintia Braga e Ceci Alves; “Dos Irmãos Lumières a Netflix – Cinema e Educação”, com Ermeson Vieira; e “Proteção ambiental de Florestas e Nascentes”, com Alessandro Chakal. Além das oficinas formativas “Gravação e Edição em celular”, com Fernando Paschoal; “Elétrica e Iluminação Para Cinema”, com Antônio dos Anjos; e “NAVE-gar Jucu – Uma Cartografia Afetiva”, com Fabiola Melca.

Ainda entre a programação prevista, o lançamento da animação “Centaura”, de Luiza Lubiana; show da Banda Brezinski Point; e um bate-papo sobre cinema e arte com as convidadas especiais Viviane Mosé, filósofa, e a atriz Leticia Sabatella.

Categorias

Mostra Livre 1 e 2 ‘A Escola Vai Ao Cinema’ | Censura livre

Mostra surgiu de uma parceria entre a organização do evento e a Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa (SMED), com a intenção de envolver a comunidade escolar com o Festival.

Mostra ‘Beija Flor’ | Censura 12 anos

A Mostra “Beija-flor” apresenta filmes que tratam de temas como bullying, alienação através de doutrinação religiosa, homofobia e outras dores sociais.

Mostra ‘Frenética’ | Censura 16 anos

Filmes com temas mais densos como sexualidade, homofobia, racismo, preconceito, feminicídio, entre outros.

Mostra ‘Índios: Esplendor e Resistência’

Pelo segundo ano, a mostra homenageia povos originários, realizadores indígenas e temas ambientais.

Os troféus serão concedidos nas categorias melhor filme ficção; melhor documentário; melhor animação; melhor filme eleito pelo Júri Popular; melhor filme capixaba; melhor filme do festival, segundo o Júri Técnico; além de duas menções honrosas.

Acesse as redes sociais do Festival : Canal no Youtube /  Facebook / Instagram

Informações:  Satírica Filmes –  Luiza Lubiana  – Tel: (27) 99972-8221