Cotidiano

4 sinais de que você tem muita coisa acumulada em casa

Não precisa ser fã de limpeza para notar que criar uma rotina para a realização de tarefas também influencia o bem-estar. Saiba que alguns recursos de decoração podem colaborar com essa tarefa.

Por: Redação em 3 de setembro de 2021

Manter a casa organizada facilita o dia a dia, fazendo com que você ganhe tempo e economize dinheiro a médio e longo prazo. E não precisa ser fã de limpeza para notar que criar uma rotina para a realização de tarefas domésticas também influencia o bem-estar e evita que você fique sobrecarragado.

Se você precisa de ajuda na hora de deixar a casa em ordem, saiba que alguns recursos de decoração podem colaborar com essa tarefa. “Os mobiliários desenvolvidos conforme necessidade e estilo de vida das pessoas, por exemplo, ajudam na organização dos espaços”, conta a arquiteta Viviane Sakumoto, do escritório Tesak Arquitetura.

A seguir, a arquiteta Bianca Tedesco, que também atua no escritório Tesak Arquitetura, listou alguns itens que podem compor o visual da morada e otimizar a organização. Confira!

– Divisão interna dos armários com cestos organizadores.

– Organizadores de gavetas para utensílios de cozinha, roupas, acessórios pequenos, que podem ser feitos sob medida ou podem ser encontrados em lojas especializadas.

– Caixas decorativas, que são muito usadas no décor e servem para guardar itens pequenos.

– Potes também são ótimas alternativas para armazenar itens, não apenas na cozinha.

– Bandeja para servir, utilizada para organizar as bebidas do bar.

Como evitar acúmulos em casa

Se você já tem esses objetos facilitadores, mas não sabe como reduzir o acúmulo de itens em casa, a dica da personal organizer Aline Oliveira, da Oliva Organizer, é que você tire cinco minutos por dia para guardar coisas que estejam fora do lugar. “Guarde os sapatos, roupas, acessórios… Tudo o que a gente vai largando pelo caminho na correria do cotidiano. Para isso, vale usar um cesto para recolher os itens e, à medida que você vai trocando de ambiente, já guarde peças no lugar certo”, orienta.

Abaixo, a especialista falou a respeito de quatro sinais que indicam você tem muita coisa acumulada em casa. Caso você se identifique, talvez seja o momento de avaliar a funcionalidade desses objetos e colocar as sugestões de Aline em prática. Veja a seguir!

1. Você tem dificuldade em guardar as coisas em casa

Aqui, o ponto principal é alinhar uso e praticidade: “Por exemplo: em qual local você costuma usar assadeiras? No forno. Então, esses itens precisam ser guardados o mais próximo possível do forno, o que tornará a rotina da cozinha cada vez mais funcional.” E o melhor: este método funciona em todos os cômodos da residência!

2. Constantemente, seus documentos e papéis ficam espalhados

A melhor forma de organizar os documentos pessoais, é fazer uma pastinha para cada integrante da família.” Aqui em casa, uso aquelas pastas pequenas e sanfonadas. Assim, cada divisória da pasta contém um documento específico (RG, CPF, cartões, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho, título de eleitor, etc).” Desta forma, você concentra os papéis importantes em um único espaço e eles estarão sempre à mão durante uma situação de emergência.

3. Você evita tarefas que demandem organização e disciplina

É fato que, quanto mais você procrastina, mais as coisas se acumulam. “Se falta incentivo para você começar a fazer uma atividade, é fundamental entender que, quanto mais você adiar a realização, mais tempo levará para finalizá-la. Por isso, o segredo é não deixar para depois o que se pode fazer agora.”

Entretanto, se você tem que concluir uma atividade que não goste, é válido contratar um personal organizer, que é um profissional capacitado para entender a rotina da sua casa e família a fim de trazer as melhores soluções para manter a ordem no lar

Suas roupas estão sempre amassadas

Nesta situação, provavelmente, o volume de roupas é maior do que o espaço que se tem para guardá-las. “Quando isso acontece, o ideal é fazer uma triagem do que usa e não usa para desapegar daquilo que não faz mais sentido para você. Assim, você consegue liberar espaço no armário para o que é realmente útil.”

Por fim, a especialista reforça que ter que passar cada roupa antes de usá-la foge do lema praticidade. “Por esse motivo, uma opção seria procurar aquelas peças com tecidos que não amassam, prezando a praticidade”, relata.

 

Fonte: 4 sinais de que você tem muita coisa acumulada em casa (e dicas para desapegar e organizar os itens) – Casa Vogue | Smart (globo.com)