Cotidiano

5 dicas de como manter a produtividade no home office

Com a pandemia do novo coronavírus, o home office não é só uma opção, mas uma necessidade, porém manter a produtividade trabalhando de casa pode não ser uma tarefa fácil

Por: Redação em 20 de março de 2020

O home office já era uma realidade em muitas empresas, todavia com a pandemia do novo coronavírus muitas tiveram que fazer adptações e adotar a prática, pelo bem de todos e da economia. Mudanças também devem partir do colaborador, se você é do tipo que está acostumado com o escritório e não se imagina em outro lugar, trabalhar de casa pode ser difícil no começo, mas com um pouco de treinamento e as dicas abaixo, logo irá descobrir os beníficios do home office.

Planeje-se
Não é só no ambiente que a sua casa difere do escritório, mas nos recursos também, então é importante que você tenha os mesmos, ou ao menos os essenciais, para que sua produtividade não seja prejudicada. Converse com o TI da empresa, eles vão configurar o seu computador para que ele funcione da mesma forma no home office, mas faça isso o quanto antes e teste logo em seguida, essas coisas costumam demorar para serem configuradas e são muito passíveis de erros. Você não vai querer perder muito tempo nessa etapa e, caso você não tenha algum equipamento que seja de extrema importância para o trabalho, informe a empresa. Eles devem fornecer todos os recursos necessários para que você tenha a mesma expectativa de trabalho do ambiente corporativo no home office.

Crie sua estação de trabalho
A mesa na altura correta e uma cadeira ergométrica não só ajudam como podem evitar que você sofra de dores musculares ou até mesmo alguma lesão. Pense que a quantidade de horas trabalhadas serão as mesmas, a sua rotina nesse ponto não vai mudar – aliás, ela não deve mudar. É bom tentar deixar tudo o mais parecido com o ambiente que já está acostumado, se sempre tem bloco de anotações e canetas na sua mesa do escritório, por exemplo, também tenha no home office. Organização e limpeza permanentes, não dá para manter o foco num ambiente desorganizado e sujo. Não esqueça de verificar a sua conexão com a internet e, se possível, invista em um fone com noise-cancelling, vai te ajudar a evitar distrações.

Evite a procrastinação
Mantenha-se longe do sofá e da cama. Uma vez em casa, a tentação de ir para um desses será grande, por isso evite-os. Trabalhar deles então, nem pensar! Se houver na sua casa algo que mais se pareça com uma sala de escritório, com porta, trabalhe lá. Caso contrário, tente separar os ambientes, com algum móvel, cortina ou até mesmo plantas. Luz natural também ajuda, portanto monte a sua mesa próximo a uma janela e abuse da luz do sol. Quanto mais conseguir separar os espaços trabalho-casa, menor será a probabilidade de ceder à procrastinação.

Mantenha a rotina
Comporte-se o mais próximo de como você se comporta no escritório. A nossa casa está cheia de distrações: cama, TV, cozinha, sofá, animais de estimação, filhos, tudo pode atrapalhar, sendo assim, seguir os passos da rotina diária é muito importante. Ao acordar, tome banho e vista-se para ir trabalhar, essa é uma forma de dizer ao seu cérebro que, apesar de estar em casa, é um dia de trabalho como qualquer outro. Não pule refeições, continue fazendo-as nos mesmos horários de sempre e nem pense em comer de frente para o computador. Atitudes assim favorecem à má alimentação acarretando em outros problemas, de saúde, inclusive. Crie uma agenda com seus horários de trabalho, assim seus colegas saberão em quais momentos você estará disponível. E não trabalhe além do normal, quando se faz home office, trabalhar demais é tão comum quanto procrastinar.

Sociabilidade mode on
Para quem está acostumado com o escritório e a sempre ter muitas pessoas ao redor, trabalhar de casa pode dar uma sensação de solidão, por esse motivo, abuse de todos os meios de comunicação disponíveis. Ligue para amigos, mande mensagens no WhatsApp, faça FaceTime, qualquer tipo de interação com outras pessoas é benéfica e evita a possível solitude do home office. As pausas são igualmente importantes, de hora em hora, levante-se e ande por alguns minutos, dentro de casa mesmo, beba um copo d’água, respire. Para não esquecer de fazer qualquer uma dessas coisas, coloque um despertador no celular para lembrá-lo, mas nada de desligar quando ele começar a tocar, a disciplina é a chave para que o home office funcione mesmo e sem prejuízos à nenhuma das partes.