Beleza

7 dicas para cortar o cabelo sozinha, segundo hair stylist

Antes de tudo, a gente já te conta que, para garantir um corte sucesso, você não pode querer radicalizar: “Um corte novo exige muita técnica e experiência”. Para o corte caseiro dar certo, você precisa ir com calma e sem muitas expectativas de mudança, tá?

Por: Redação em 22 de maio de 2021

Talvez você não se sinta confortável para ir ao salão ainda, ou talvez seja a sua vontade desesperadora de mudar de visual e a paciência lá embaixo para arrumar um horário no cabeleireiro. Seja qual for sua angústia capilar, a gente te ajuda. Ou melhor, Wesley Nóbrega, do salão 1838, em São Paulo, te ajuda com dá dicas de ouro para você cortar o cabelo em casa.

Antes de tudo, a gente já te conta que, para garantir um corte sucesso, você não pode querer radicalizar: “Um corte novo exige muita técnica e experiência”. Para o corte caseiro dar certo, você precisa ir com calma e sem muitas expectativas de mudança, tá? A ideia é mais manter o corte do que mudar o visual.

Prepare o terreno

Antes de começar, compre uma tesoura de cabeleireiro, já que a de papel e de tecido não tem a mesma precisão de corte. Tesoura em mãos? Escolha uma bancada onde você pode apoiar os cotovelos para dar um suporte e pule no chuveiro para lavar os cabelos. ” O cabelo seco foge da tesoura e, quando está sujo e pesado, o caimento pode ficar esquisito”, conta Wesley. Fios molhados e penteados garantem mais controle.

Foque no seguro

Na hora de cortar, tente tirar no máximo dois dedos, dependendo do comprimento. “O segredo é cortar só as pontinhas para tirar as pontas duplas”, afirma.

Atenção na hora de dividir o cabelo

Nada de dividir o cabelo em dois, ein? “Divida a parte da frente, a parte de trás e duas laterais e separe cada seção com uma piranha ou bico de pato antes de começar a trabalhar”.

Muita calma nessa hora

Na hora de passar a tesoura, vá por seções, soltando uma de cada vez e aparando. Na parte de trás, vale pedir ajuda para alguém, assim você não tem chances de errar.

Mantenha o rosto sempre reto

O  ideal é não ficar olhando muito para o espelho enquanto você corta o cabelo: “A pessoa que vai cortar o cabelo em casa pela primeira vez tende a olhar para o lado, para ver a direção da tesoura, só que isso muda a altura do corte”. O problema de virar o rosto é que você passa a tentar ajustar o corte e aí, quando vê, cortou demais.

E a franja?

Para aparar a franja, o segredo é cortar um dedo e meio abaixo da sobrancelha, já que o cabelo seco pode encolher até dois dedos. “Não use a tesoura reta, use a pontinha, assim não tem problema de ficar uma mecha maior que a outra e você ainda ganha um movimento”, Wesley dá a dica, mas alerta para cortar aos poucos já que, se errar, não tem muito o que fazer além de esperar crescer.

Não se apegue tanto

Não fique comparando os dois lados milimetricamente. Um lado não vai ficar igual ao outro e, se você tentar igualar, pode cortar bem mais do que gostaria.

 

Fonte: 7 dicas para cortar o cabelo sozinha, segundo hair stylist – Revista Glamour | Cabelo (globo.com)