Cotidiano

7 passos para limpar seu home office e ficar livre do novo coronavírus

A pandemia causada pelo novo coronavírus fez muitos empreendedores e funcionários trabalharem em esquema de trabalho remoto.

Por: Redação em 6 de abril de 2020

A pandemia causada pelo novo coronavírus fez muitos empreendedores e funcionários trabalharem em esquema de trabalho remoto. O home office em tempos de quarentena gera uma preocupação a mais: como garantir uma limpeza suficiente do seu escritório residencial para evitar a propagação do novo coronavírus?

Primeiro, é importante saber como o novo coronavírus é transmitido. Gotículas respiratórias são lançadas da boca ou do nariz quando alguém respira, tosse, espirra ou fala no ar. Pouco tempo depois, caem em superfícies a até um metro de distância. A transmissão ocorre quando essas gotículas chegam aos olhos, nariz ou boca de outra pessoa.

A outra grande pergunta é quanto tempo o novo coronavírus sobrevive. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o novo coronavírus sobrevive de algumas horas até dias em superfícies. Essa sobrevivência depende de temperatura, umidade e qual o material da superfície. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine mostra que as gotículas podem sobreviver por três horas no ar, por quatro horas em cobre, por 24 horas em papelão e por dois a três dias em superfícies de aço inoxidável e plástico.

É importante limpar e desinfetar direito cada parte da sua residência para evitar a contaminação de qualquer tipo de superfície. Veja os sete passos para limpar seu home office e ficar livre do novo coronavírus:

1. Primeiro cuidado: suas próprias mãos
Esta é a dica mais propagada de prevenção contra a Covid-19, mas vale a pena repetir: lave suas mãos por ao menos 20 segundos após tossir, espirrar, tocar seu rosto, usar o banheiro ou ao ir e voltar de algum lugar. O ideal é usar sabão e água por serem menos agressivos às mãos, mas o álcool em gel 70% também é efetivo. Também se lembre de passar hidratante nas mãos: a pele craquelada e seca tem maior risco de infecções.

2. Faça limpeza…
O primeiro passo para proteger seu home office (e toda sua residência) do novo coronavírus é realizar uma limpeza das superfícies, ou retirar contaminações, poeira ou migalhas. A limpeza pode ser feita com água e sabão ou produtos de limpeza, passados com um pano.

3. … E depois desinfecção
Depois da limpeza, é preciso desinfetar as superfícies. Desinfetar significa matar patógenos, ou agentes infecciosos. O vírus não sobrevive a processos de um minuto de desinfecção com soluções de 62% a 71% de etanol, 0,5% de peróxido de hidrogênio e 0,1% de hipoclorito de sódio. É preciso realizar desinfecções diárias em áreas de uso comum.

De acordo com a organização americana de controle e prevenção de doenças CDC, a transmissão de pessoa para pessoa é mais arriscada do que a via superfícies. Mesmo assim, o procedimento de limpeza e desinfecção deve ser ao menos diário, especialmente se algo ou alguém entrou na residência.

4. Intensifique esses hábitos em superfícies com muito uso
O processo de limpeza e desinfecção deve acontecer com frequência ainda maior em superfícies com muito uso. Exemplos são maçanetas, interruptores, controles remotos, a mesa do seu home office, cadeiras, o tampo da cozinha e do banheiro, pias e sanitários.

5. Atenção especial aos eletrônicos
Os eletrônicos, como celulares e computadores, podem ser desinfetados com lenços suaves e uma solução com ao menos 70% de álcool isopropílico (o álcool em gel pode ser etílico ou isopropílico). Preste atenção na tela e nos botões de celular, computador, mouse e teclado — a sujeira pode se acumular. No caso do smartphone, remova a capinha e também faça a desinfecção nela. Limpe e desinfete o mouse pad e o apoio para punhos.

Assim como outras superfícies com muito uso, todo esse processo deve acontecer ao menos uma vez por dia.

6. Lave roupas com mais temperatura
Se você sair de casa, tente colocar as roupas para lavar o mais rápido possível. Essas roupas podem ser lavadas com o sabão específico de sempre, mas seque-as a uma temperatura acima da que você costumava colocar.

Bolsas e mochilas também devem ser higienizadas — se elas não podem ir para a máquina de lavar, passar um lenço desinfetante é uma boa saída. Por fim, limpe e desinfete as superfícies com que a roupa entrou em contato, desde cestos até suas próprias mãos.

7. Passe desinfetante em pacotes
Cartas e pacotes têm risco baixo de transmissão do novo coronavírus, segundo o serviço de postagem americano. Como o vírus pode sobreviver por um dia no papelão, passe um lenço desinfetante só para garantir.