Turismo

Mulheres representam 47,81% dos empregos gerados pelo turismo no Espírito Santo

O boletim mostra que as principais atividades desempenhadas pelas mulheres estão relacionadas a serviço e comércio

Por: Redação em 8 de março de 2020

 

No Espírito Santo há 166.210 pessoas que trabalham em atividades ligadas ao turismo. Deste tota, 74.071 são mulheres. O perfil está disponível no Boletim da Economia do Turismo elaborado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e Secretaria de Turismo (Setur).

“Este é um número expressivo para o setor e que nos orgulha. As mulheres estão inseridas em todos os setores da economia e no turismo isto não é diferente. Cabe a todo o setor estudar estes dados e criar mecanismos de fortalecimento e incremento para todos”, comenta o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana.

O boletim mostra que as principais atividades desempenhadas pelas mulheres estão relacionadas a serviço e comércio. Na área administrativa, gerência e diretoria, segundo a pesquisa, ainda é pequena a participação feminina, equivalente a 4.553.

Neste contexto, 29.220 têm Ensino Médio  completo e 17.717, Ensino Fundamental incompleto. Já 8.563 mulheres que atuam no setor, têm Ensino Superior completo.  De acordo com o boletim, 19,47% das mulheres que atuam em funções ligadas ao turismo têm de 40 a 59 anos e trabalham de 40 a 44 horas semanais. Tendo como fonte os principais institutos de pesquisa do país, o boletim mostra ainda que atuam com Carteira de Trabalho assinada no setor privado 38.026 mulheres e 11.122 trabalham sem esse registro. De forma autônoma há 21.215 mulheres que desempenham suas funções no mercado do turismo. Os dados são referentes ao Boletim da economia do Turismo/ES, do último trimestre de 2019.

Economia do Turismo

Os indicadores relativos à economia do turismo no Espírito Santo estão disponíveis em um painel interativo, que é de acesso gratuito na internet.

A atualização das informações estatísticas é realizada a cada três meses, permitindo mensurar e monitorar a atividade econômica do turismo de forma conjuntural, por meio de indicadores do setor, como geração de renda, número de postos de trabalho, remuneração média dos trabalhadores, entre outros indicadores ligados ao turismo para o contexto capixaba.