Religião
Vem aí a 4ª edição da Feira de Arte Sacra, em Guarapari
O evento conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Aderes).
Por: Redação em 4 de abril de 2023
A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Cultura (SETEC), em parceria com a Associação dos Produtores Manuais e Artesanais de Guarapari (APROMAG), irá realizar a 4ª edição da Feira de Arte Sacra, que acontece de quinta-feira (06) a domingo (09), ao lado do Radium Hotel. Durante o evento, que conta com entrada gratuita, os visitantes poderão contemplar artesanato, comidas típicas, chocolate artesanal e ovo de Páscoa. De quinta a sábado, o funcionamento será das 16h às 22h, já no domingo, o horário será das 09h às 14h.
A secretária de Turismo, Helione Bacovis Lobo Leite, destaca que a Feira tem um papel importantíssimo para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade. “Para mim, a característica mais importante desta Feira é o diálogo, é a história por trás de cada artesanato, permitindo que os turistas e os moradores locais possam adquirir peças artesanais das mãos de quem produziu e ouvir o artesão, contando um pouco da história, preservando a nossa identidade”.
“A Feira de Arte Sacra além de ser um atrativo de Guarapari, para moradores e turistas na Semana Santa, visa a valorização do artesão, através de um espaço para divulgação e venda da produção artesanal do Espírito Santo como expressão da diversidade cultural através do artesanato Sacro”, disse a presidente da Apromag, Maria das Graças.
O evento conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Aderes). “A Arte Sacra é um grande desafio para o artesão, especialmente aquele que não
produz no dia a dia com a temática Sacra. Eles precisam sempre se atualizar, buscar inspiração e adaptar às peças que eles costumam fazer para este evento que tem esta temática específica. É um desafio, mas um desafio muito bom, gostoso, porque o artesão gosta de ser criativo e ser desafiado. Para os artesãos que já vivem do trabalho de produtos Sacros, estes são os grandes dias para eles exporem seu trabalho que é muito bonito e com sentido muito importante”, pontuou Juliano Nogueira, gerente do Artesanato da Aderes.
Já o coordenador do Artesanato Sebrae, José Guilherme Lirio Pella, destacou que a Feira é um importante evento artístico-cultural, que potencializa o artesanato da comunidade local. “O Sebrae, juntamente com a Aderes, Feartes e o Governo do Estado, são apoiadores da feira, que fomenta a produtividade e competitividade do artesanato histórico religioso de nosso estado, com peças peculiares que preservam a cultura do Espírito Santo”, concluiu.