Saúde
Hospital Evangélico de Cachoeiro promove bate-papo sobre Hemofilia
O serviço acompanha aproximadamente 71 pacientes Hemofílicos, referência em coagulopatias no Sul do Estado há mais de 30 anos. Todo o acompanhamento é desenvolvido em parceria com os órgãos estaduais.
Por: Redação em 30 de maio de 2023
O HECI através de seu Banco de Sangue (Hemonúcleo) em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) promove na próxima quarta-feira (31/05) às 13h, no auditório do HECI, o bate-papo com a diretoria da Associação de Hemofilia do Espírito Santo (AHES), sobre as conquistas e a importância do tratamento para o hemofílico. O objetivo é levar conscientização aos pacientes e seus familiares, abordando questões como as possíveis limitações provocadas e a importância do tratamento.
O serviço acompanha aproximadamente 71 pacientes Hemofílicos, referência em coagulopatias no Sul do Estado há mais de 30 anos. Todo o acompanhamento é desenvolvido em parceria com os órgãos estaduais.
A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue que predomina no gênero masculino. Quando ocorre um ferimento em alguma parte do corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia não possuem essas proteínas e, por isso, sangram mais do que o normal.
O sangramento pode parar temporariamente, porém volta a sangrar logo depois, podendo não parar. Eventos simples como um pequeno corte ou uma contusão, pode levar a um sangramento grave.
O tratamento das hemofilias tem como principal pilar a reposição do fator da coagulação deficiente (fator VIII na hemofilia A ou fator IX na hemofilia B).
Atendimento no Banco de Sangue do HECI
O atendimento aos Hemofílicos é realizado sob demanda espontânea do paciente. Estes pacientes são encaminhados dos consultórios e hospitais para a consulta e exame confirmatório, via ambulatorial, com a hematologista Jussara David Fadlallah. Quando o diagnóstico é confirmado, o paciente é cadastrado no sistema do Ministério da Saúde (web coagulopatias), para que receba o fator de coagulação fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Evento sobre Hemofilia
Data: 31 de maio (quarta-feira).
Horário: 13h.
Local: Banco de Sangue do HECI, Bairro Ferroviários.
Mais Informações: (28) 3526-6232.