Cotidiano

Circunstâncias que mulheres aprendem com a maternidade

Ser mãe é experimentar uma mistura de sentimentos: é ficar alegre e insegura ao mesmo tempo, é ter medo de algumas situações, mas descobrir que existe uma grande força dentro de si.

Por: Redação em 4 de maio de 2020

Desde que você teve filhos, muita coisa mudou na sua vida, não é mesmo? Os planos futuros, a rotina corrida, a falta de sono nos primeiros meses, as preocupações… Ser mãe é experimentar uma mistura de sentimentos: é ficar alegre e insegura ao mesmo tempo, é ter medo de algumas situações, mas descobrir que existe uma grande força dentro de si. A maternidade é mesmo uma experiência repleta de descobertas, conquistas e aventuras.

As prioridades mudam

Prioridade para você é viajar, aproveitar um tempinho de folga para se cuidar e conquistar aquele cobiçado cargo na empresa em que trabalha? Pois saiba que, com a chegada de uma criança, muitas mudanças podem acontecer. A maternidade faz com que algumas coisas que eram imprescindíveis percam um pouco a importância.

Se torna menos egoísta

Essa mudança de objetivos automaticamente faz com que as mães sejam mais altruístas. A presença de um filho muda os eixos da vida das mães, que passam a enxergar o mundo com outros olhos. Muitas deixam de pensar só em si, nas próprias coisas, para aprender a dividir, esperar, anular ou simplesmente deixar à vontade para depois. Aprendi a principalmente a ser forte e corajosa.

Aproveita melhor o tempo

Quando alguém diz que está cansado e ainda não tem filhos, você tem vontade de dar risada? Pois é! Essa é a reação que a maioria das mães têm! Mas apesar do desgaste, a experiência da maternidade pode trazer uma otimização melhor do tempo.

Se torna mais forte

Sim, a maternidade traz uma força enorme para as mulheres que, muitas vezes, nem elas sabiam que tinham. Elas descobrem que ser mãe é extintivo. Saber reconheçer cada choro, sorriso, olhar e gesto. O colo de mãe cura tudo e o amor é bem maior do que qualquer outra coisa. Quando se torna mãe, ser forte é uma necessidade, pois se torna o porto seguro do bebê. A experiência de ter um filho também pode trazer o sentimento de insegurança no início. Mas com o tempo, a mãe se adapta à nova função e aprende a confiar no seu instinto.