Saúde

Odontologia segura em tempos de COVID-19

Visto que a odontologia é uma profissão altamente vulnerável ao COVID-19, adequações severas são necessárias para que o atendimento seja viável e seguro

Por: Redação em 4 de maio de 2020

 

O mundo vive uma pandemia sem precedentes e fez com que órgãos de saúde sugerissem mudanças profundas nos hábitos cotidianos da população. Todas as áreas de nossas vidas foram afetadas, seja na forma de nos relacionarmos, fazermos compras, ou cuidarmos da nossa saúde. Por mais que Cachoeiro se encontre hoje em uma condição de baixo risco de propagação do coronavírus, a população não pode relaxar e fingir que nada está acontecendo.

Visto que a Odontologia é uma profissão altamente vulnerável ao COVID-19, adequações severas são necessárias para que o atendimento odontológico seja viável e seguro tanto para o dentista quando para o paciente. Para que seja possível se defender da nova doença, é preciso entender como a sua transmissão acontece.

O coronavírus se transmite de forma muito semelhante à uma gripe comum, sendo assim, o vírus está presente na saliva e vias aéreas do indivíduo contaminado. Logo, o contágio acontece por meio do espirro, da utilização em comum de copos e talheres, do beijo ou de uma conversa muito aproximada. Por isso, a utilização de máscaras em ambientes comuns, distanciamento social e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel são fundamentais para se proteger do coronavírus.

Apesar da semelhança de transmissão entre a gripe comum e o COVID-19, a seriedade dessa nova doença deve-se a dois fatores principais: o seu potencial de transmissão mesmo quando o infectado não apresenta sintomas (que podem demorar até 14 dias para se manifestarem) e sua alta demanda por assistência hospitalar.

“Em meio a essa nova realidade, a clínica PIM Odontologia vem adotado medidas extras de biosseguranças para o atendimento consciente dos nossos pacientes. Essas medidas já começam da porta pra fora, na qual os pacientes higienizam seus calçados em um tapete impregnado com uma solução de hipoclorito e ao chegarem, uma funcionária afere a temperatura com um termômetro infra-vermelho (não necessita de contato para verificar a temperatura) e oferece álcool em gel para higienização das mãos”, comentou o dentista Lucas Pim. E acrescentou: “Para evitar aglomeração de pessoas na recepção, todos os nossos atendimentos são feitos sob agendamento com rigorosa pontualidade e espaçamento entre os atendimentos, descartando a necessidade de permanência na recepção. Mesmo que uma breve espera seja necessária, os mais de 30m² de área de nossa recepção, com suas janelas abertas, garantem um ambiente arejado e um distanciamento seguro entre pacientes”.

Em meio a essa nova realidade, a clínica PIM Odontologia vem adotado medidas extras de biosseguranças para o atendimento consciente dos nossos pacientes


Mesmo com todos os cuidados na recepção, o momento crítico de contaminação é dentro dos consultórios durante o atendimento. Assim, os cuidados são ainda mais intensos. Devido a proximidade do cirurgião dentista com a cavidade oral do paciente, associado à produção de aerossol pelo uso das canetas de alta rotação, as chances de contágio aumentam significativamente se não houver mudança na conduta clínica que o dentista estava acostumado.

Para manter o ambiente do consultório, com o dentista, auxiliar e paciente seguros, novas camadas de proteção nos equipamentos de proteção individual (EPIs) e protocolos de atendimento foram adicionadas. Entre elas estão as máscaras M95 PFF2, escudo facial, capote cirúrgico sobre o jaleco (descartado a cada atendimento), restrição máxima ao uso da alta rotação, utilização de aspiradores de alta potência para controle de saliva, bochecho prévio ao atendimento com solução de peróxido de hidrogênio 1% seguida de clorexidina 0,12%, além de um horário de consulta maior para permitir uma desinfecção mais profunda do consultório para o próximo atendimento.

“Nossa clínica ainda está equipada com um centro cirúrgico para casos maiores, se necessário. Toda nossa infraestrutura está preparada e equipe treinada e paramentada para garantir o controle sanitário da clínica e segurança de atendimento aos nossos pacientes. Estamos passando por um período de grandes transformações de hábitos e condutas, e certamente a Odontologia nunca mais será a mesma. A pandemia vai passar, porém importantes lições vão ficar, e todas essas mudanças, que foram para melhor, farão parte da rotina diária dos dentistas e de seus pacientes em um futuro breve”, finalizou Lucas Pim.

 

PIM Instituto Odontológico
Av. Cristiano Dias Lopes, 32 –
Gilberto Machado, Cachoeiro de Itapemirim
(28) 3521-1580 e (28) 99975-3655