Cidades

Grupo teatral disponibiliza vídeos de encenações na internet

O espaço, atualmente fechado por conta da pandemia de Covid-19, abriga uma exposição sobre a história do grupo contemplada com recursos da Lei Rubem Braga

Por: Redação em 8 de maio de 2020

O Grupo Anônimos de Teatro, de Cachoeiro de Itapemirim, está disponibilizando, em suas redes sociais, vídeos de três pequenas encenações gravadas na Sala Levino Fanzeres, no Palácio Bernardino Monteiro. O espaço, atualmente fechado por conta da pandemia de Covid-19, abriga uma exposição sobre a história do grupo contemplada com recursos da Lei Rubem Braga, a partir de edital lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).

No primeiro vídeo, intitulado “Reportagens”, atores e músicos do grupo apresentam uma leitura dramática baseada em matérias jornalísticas, abordando o cenário político e social brasileiro de 2020. A segunda cena gravada, “6 por 1”, é inspirada em trechos de seis livros lançados pela editora Cachoeiro Cult. O terceiro vídeo deverá ser lançado na terça-feira (12).

Originalmente, as cenas gravadas seriam apresentadas para alunos de escolas públicas de Cachoeiro. Com a paralisação das aulas e o fechamento dos centros culturais do município, o grupo decidiu disponibilizar os vídeos na internet, como forma de contribuição ao cenário cultural do município em meio à pandemia.

“A exposição recebe manutenção constante da equipe da Semcult. Assim que essa pandemia passar e nossas visitações voltarem a ser permitidas, a Sala Levino Fanzeres estará aberta à população. Enquanto isso, esperamos que os nossos vídeos sirvam de alento”, comenta Luiz Carlos Cardoso, ator e diretor do grupo.

“Ações como a do Grupo Anônimos servem como alternativa para o cenário artístico de Cachoeiro diante deste momento tão desafiador que estamos vivenciando, além de reforçar a importância da Lei Rubem Braga como mecanismo de incentivo à cultura no município. Estamos à disposição da classe artística do município para oferecer orientações e apoio, dentro das nossas possibilidades”, afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.