Economia
Participação internacional reforça Cachoeiro Stone Fair como plataforma estratégica para o mercado de rochas
Esse movimento amplia as oportunidades de negócios e promove um intercâmbio de tecnologias e tendências, fortalecendo o posicionamento global do Brasil no mercado de pedras naturais.
Por: Redação em 31 de agosto de 2024
A presença de marcas expositoras, compradores e visitantes internacionais na feira mais tradicional de pedras naturais, a Cachoeiro Stone Fair, reforça o crescente interesse e potencial do Brasil como um hub estratégico para negócios na indústria deste setor. Esse movimento amplia as oportunidades de negócios e promove um intercâmbio de tecnologias e tendências, fortalecendo o posicionamento global do Brasil no mercado de pedras naturais.
“Estamos vendo um interesse cada vez maior de empresas internacionais, o que evidencia a relevância da Cachoeiro Stone Fair. A cada ano a feira se consolida como uma plataforma estratégica para a expansão de negócios, tanto para empresas locais quanto para marcas internacionais que desejam entrar ou se fortalecer no mercado brasileiro,” afirma Flávia Milaneze, CEO da Milanez Milaneze, empresa organizadora da feira.
Este ano,a feira contou com expositores vindos da Turquia, China, Itália e Espanha, a edição deste ano está marcada por uma participação estrangeira.
Para Emre Kirca, CEO da empresa turca de resinas, Safir Epoksi, a feira representa uma oportunidade para conectar-se com novos parceiros e explorar oportunidades no mercado latino-americano. “Para nós é uma oportunidade valiosa de ampliar nossos negócios e conhecer as tendências do mercado brasileiro”, disse
Summer Su, gerente de vendas da Xiamen Earten Pegasus, também ressalta o interesse da empresa em expandir suas operações para o Brasil. “Estamos buscando estreitar laços com o setor brasileiro e explorar novas possibilidades de colaboração”, comenta.
Rodadas de negócios
Compradores internacionais de países como Estados Unidos, México, Reino Unido e Índia também estiveram presentes no estande do programa It’s Natural – Brazilian Natural Stone, para as rodadas de negócios com empresas brasileiras. A ação foi promovida pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), dentro do programa Exporta Mais Brasil.
O empresário inglês Ankur Gupta compartilhou sua satisfação com os resultados obtidos durante o evento: “Ganhei muitos fornecedores e muita experiência, especialmente com as visitas à fábrica e com a mesa da rodada de negócios. Foi uma vivência enriquecedora, e certamente planejo participar novamente no futuro.”
Já para o norte americano Jay Sethia, executivo da Pomograniti, a oportunidade de se conectar com fornecedores foi o grande destaque da experiência. “Participamos de várias reuniões, o que considerei excelente. Foi muito proveitoso conversar com os fornecedores para compreendê-los melhor e para que eles também nos entendessem. No final, essa experiência se mostrou surpreendente e gratificante”, disse.
O programa também ofereceu uma experiência imersiva na Cachoeiro Stone Fair para formadores de opinião internacionais, incluindo jornalistas e influenciadores dos Estados Unidos, Turquia e Líbano.
Além de visitarem a feira, foram nas pedreiras, nas indústrias e showrooms, onde puderam conhecer de perto o processo de extração, beneficiamento e aplicação das pedras naturais.