Educação
Maple Bear estimula a criatividade dos alunos de forma lúdica
Com a chuva de informações fornecidas diariamente, as escolas se reinventam e promovem atividades e momentos para aguçar e incentivar os talentos das crianças.
Por: Redação em 18 de setembro de 2024
Com o avanço tecnológico e a chuva de informações fornecidas diariamente, a cada dia que passa, as escolas se reinventam e promovem atividades e momentos para aguçar e incentivar os talentos e a criatividade das crianças. E é exatamente isso que a Maple Bear faz.
Parafraseando Albert Einstein, na afirmação de que a criatividade é a inteligência se divertindo, a escola bilíngue afirma que é comprometida em desenvolver o potencial criativo dos alunos.
“Em 2022, fomos convidados a participar dessa missão, que envolve diversas estratégias e abordagens. O processo começa com uma “tempestade de ideias”, um momento rico em estímulos que promove a exploração livre da criatividade e as atividades subsequentes incluem práticas “mão na massa”, jogos de ideação, projetos interdisciplinares, feedback construtivo, uso de tecnologias e muita interação afetiva com nossos alunos. Acreditamos que, ao incentivar os alunos a reconhecerem seu próprio potencial, eles poderão descobrir seus dons e talentos únicos”, afirma a consultora e mentora do projeto Oficina Criativa, Miss Irilda M. F. Leitão.
No primeiro semestre de 2024, os alunos criaram vários projetos que foram apresentados para os colegas de classe, pais e professores em forma de exposições e feiras, como: Cidade Sustentável, em que os alunos desenvolveram uma cidade utilizando LEGO. “Esse projeto envolveu intensas fases de pesquisa e criatividade, com foco na sustentabilidade e no uso consciente dos recursos naturais. A Cidade Sustentável não apenas estimulou a criatividade e o aprendizado prático, mas também sensibilizou os alunos sobre a importância desse tema, preparando-os para se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis”, afirma Irilda.
Além desse projeto, outros 11 trabalhos também foram feitos, como: mão biônica; desenho 3D; planetário; esculturas; simulador de vulcão e arte em papel.
“A criatividade é uma ferramenta poderosa na sala de aula, capaz de facilitar a assimilação de conteúdos. É fundamental proporcionar aos nossos alunos momentos que permitam desenvolver seus dons e talentos. Para isso, devemos incentivar práticas como a aprendizagem baseada em projetos, o uso de artes visuais, rodas de conversa e debates, além da integração de diferentes tecnologias. Essas abordagens devem ser sempre que possivel lúdicas e adaptadas às capacidades individuais”, conta a mentora.
A Maple Bear Cachoeiro utiliza diversas tecnologias para enriquecer o aprendizado dos alunos, tais como: ambiente virtual de aprendizagem; recursos multimídia; impressoras 3D; softwares e aplicativos de aprendizagem; robótica educacional; tablets e laptops e sala maker. “Essas tecnologias são integradas ao currículo de maneira a complementar e enriquecer a experiência educativa, tornando-a mais relevante e conectada com o mundo contemporâneo. Práticas importantes para uma instituição como a nossa que quer incentivar o uso da tecnologia a favor da criatividade”, finaliza a consultora e mentora do projeto Oficina Criativa, Miss Irilda M. F. Leitão.