Geral

Mil panelas de barro no Festival da Maior Moqueca do Mundo

A novidade desta edição é que os visitantes poderão levar para casa uma autêntica panela de barro, fabricada pelas tradicionais paneleiras de Goiabeiras, em Vitória.

Por: Redação em 14 de novembro de 2024

 

“Moqueca é capixaba, o resto é peixada”. Essa famosa frase pode ser atualizada para “a maior moqueca do mundo é capixaba”, e isso ninguém pode contestar. Isso porque nos próximos dias 14 a 17 de novembro, a cidade de Conceição da Barra, no Norte do Estado, recebe a 6ª edição do Festival da Maior Moqueca do Mundo, evento promovido pela Associação Turística de Conceição da Barra (ATUR) com o patrocínio da Suzano, empresa referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto.

A novidade desta edição é que os visitantes poderão levar para casa uma autêntica panela de barro, fabricada pelas tradicionais paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, já que ao comprar uma moqueca para 2 pessoas, a panela será oferecida como uma lembrança do festival. Ao todo, serão 1 mil panelas de barro para servir a moqueca a partir das 11h de sábado (16). O chef de cozinha responsável pela preparação, e idealizador do evento, Roberto Malacarne, estima servir 70 moquecas a cada 30 minutos.

Para a produção em grande quantidade, Roberto detalha que serão usados 500kg de peixe, 200kg de tomate, 200kg de cebola, 200 maços de tempero verde, 15 litros de azeite, 8kg de colocau, 15kg de alho, dentre outros ingredientes e uma grande equipe de cozinheiros locais. “Os turistas terão a experiência de saborear este prato icônico da culinária capixaba, preparado na hora, que representa os sabores da nossa terra, valoriza nossos pescadores, nossas paneleiras e mantém viva nossas tradições”, ressalta Roberto.

O município de Conceição da Barra conquistou o título de Maior Moqueca do Mundo em 2019, na primeira edição do evento, quando foi servida uma moqueca capixaba com 200 quilos de peixe numa panela de barro gigante, com impressionantes 1,4 metro de diâmetro. Neste ano a organização decidiu substituir a panela gigante por mil panelas em tamanho convencional, para facilitar a preparação e a experiencia dos visitantes.

O evento é aberto ao público e acontece na Praça do Cais de Conceição da Barra, onde haverá também barraquinhas de comidas típicas e apresentações musicais de MPB, pop rock, sertanejo, pagode, entre outros.

Embalagens recicláveis

Além de boa comida e atrações culturais, o 6º Festival da Maior Moqueca do Mundo terá neste ano uma novidade com forte apelo sustentável. A Suzano vai fornecer embalagens de papel produzidas pela companhia, com material reciclável, que serão utilizadas para servir os acompanhamentos da moqueca, como pirão e arroz. A iniciativa tem o objetivo de diminuir os impactos ambientais gerados pelo evento, reduzindo a quantidade de plástico no festival e consequentemente para o mundo.

“As embalagens que vamos fornecer são de papel Bluecup®, material de fonte renovável e biodegradável. O nosso propósito é renovar a vida a partir da árvore, trazendo cada vez mais produtos renováveis para o mercado, e contribuindo para um mundo cada vez mais sustentável”, explica o coordenador de Licenciamento Ambiental da Suzano e morador de Conceição da Barra, Ismael Paranaguá.

A Suzano é patrocinadora oficial dos principais festivais realizados pela Associação Turística do município (ATUR), alinhado à estratégia de promoção do turismo de lazer em Conceição da Barra, durante a alta e baixa temporadas, ajudando a fortalecer o trade turístico por meio do fortalecimento da identidade local, geração de valor compartilhado e da inovação alinhada a sustentabilidade.

“Estamos colaborando com a geração de renda, ajudando a fortalecer o comércio local, aumentar o número de empregos e a ocupação da rede hoteleira. A Suzano tem o compromisso de deixar um legado positivo nas regiões onde atua”, completa o analista de Relações Corporativas da Suzano, Rafael Andrade.

 

 

Programação

Festival da Maior Moqueca do Mundo

 

Quinta feira 14/11

18h – Abertura da praça de alimentação.

18h30 – Parmênio – MPB

22h – Saulo Camilo e banda – Pop Rock e Mpb

Sexta feira – 15/11

11h – Abertura da praça de alimentação

11h – Fred – MPB

15h – 0i Thi – Pagode e Axé

20h- Leony – Pop rock

22h30 – Ester Fraga – Sertanejo

Sábado 16/11

11h – Abertura da praça de alimentação/ Início da venda da Maior Moqueca do Mundo

11h – Taty felicio e banda – Axé 90

15h – Rafael Bidu – roda de samba e pagode

20h – Preto Pires – Mpb e Axé

23h – Juliano Couto – Sertanejo e Axé

Domingo -17/11

11h – Abertura da praça de alimentação.

11h – Tim cruz e banda – MpB e Pop Rock

16h – Banda Agitus – Axé

19h – Encerramento do Festival

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br