Cultura

Embaixada do Brasil celebra independência com exposição da pintora capixaba Angela Gomes, no Equador

O evento, que aconteceu na sexta-feira (5), reuniu autoridades, artistas e amantes da arte, incluindo a presença do embaixador do Brasil no Equador, Flavio Soares Damico, reforçando a relevância cultural da mostra.

Por: Redação em 9 de setembro de 2025

 

A pintora capixaba Angela Gomes brilhou em Quito com a abertura de sua exposição individual “E o Mundo de Formas e Cores do Brasil”, realizada no Museo de Arte Naif Latinoamericano (MANLA). O evento, que aconteceu na sexta-feira (5), reuniu autoridades, artistas e amantes da arte, incluindo a presença do embaixador do Brasil no Equador, Flavio Soares Damico, reforçando a relevância cultural da mostra.

A exposição apresentou 20 obras inéditas em acrílico sobre tela, destacando a diversidade cultural e a riqueza natural do Brasil sob o olhar vibrante e alegre característico da arte naif. “Recebi com muita alegria o convite para levar a Quito um pedaço do Brasil por meio das cores e formas da arte naif. Espero que o público tenha sentido a diversidade e a riqueza cultural do nosso país, e que a arte tenha despertado emoções genuínas”, celebrou Angela Gomes.

Além da mostra, a programação incluiu uma oficina de arte naif ministrada pela artista para o público local e uma palestra da pesquisadora e historiadora Almerinda Lopes, que trouxe reflexões sobre o estilo e sua importância no cenário artístico latino-americano.
O evento fez parte das atividades comemorativas organizadas pela Embaixada do Brasil no Equador e ficará em cartaz até o dia 5 de outubro, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer um Brasil repleto de cores, formas e identidade cultural.

Quem é Angela Gomes

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, Angela Gomes é considerada a maior referência da arte naif no Espírito Santo. Com uma carreira consolidada, já expôs em instituições como o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Campinas e o Museu Internacional de Arte Naïf, no Rio de Janeiro, além de participar de exposições em países como Portugal, França, Mônaco, Argentina, Itália, Peru e Alemanha.