Saúde
Gastrite e café: será que quem tem pode consumir?
As principais causas incluem uso prolongado de medicamentos, como anti-inflamatórios e ácido acetilsalicílico, consumo de álcool e tabagismo.
Por: Redação em 25 de setembro de 2025

A gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago que causa sintomas como dor e queimação estomacal e pode estar associada a uma série de fatores. As principais causas incluem uso prolongado de medicamentos, como anti-inflamatórios e ácido acetilsalicílico, consumo de álcool, tabagismo e infecção pela bactéria H.pylori.
Uma das primeiras orientações para quem tem gastrite costuma ser uma alimentação saudável e cortar alguns alimentos e bebidas, e o café costuma ser apontado como vilão. Afinal, quem tem gastrite pode tomar café?
“O café não é apontado como uma causa direta, mas por ser um estimulante gástrico, pode favorecer ou agravar quadros de gastrite.
O café aumenta a produção de ácido pelo estômago, e essa alteração pode inflamar a mucosa gástrica ou esofágica. Assim, o paciente pode desenvolver os quadros de gastrite, refluxo gastroesofágico, esofagites e até úlceras gástricas. Em pessoas que já têm uma produção aumentada de ácido estomacal, tomar a bebida em jejum pode levar a um aumento exacerbado da acidez estomacal, predispondo a gastrite ou a úlceras gástricas.
O tipo de preparo de café faz diferença para quem tem gastrite?
- O café solúvel costuma ter maior acidez e pode ser mais agressivo para quem já tem sensibilidade.
- O café coado tende a ser menos irritante, porque o filtro retém parte dos óleos e compostos que estimulam o estômago.
- O expresso é mais concentrado, o que aumenta o potencial de irritação.
O café descafeinado é melhor para quem tem gastrite?
A cafeína é o principal ativo que leva ao efeito de aumentar a acidez estomacal, porém não é o único. Logo, é preferível o café descafeinado para quem sofre de gastrite, porém o excesso no consumo deste também pode ser prejudicial.
Há uma quantidade segura de café por dia para quem tem gastrite leve?
Em média, até 200 mg de cafeína por dia (equivalente a 1 a 2 xícaras de café filtrado) costuma ser um limite mais seguro para quem tem gastrite leve e controlada. A nutricionista explica que o problema maior não é só a quantidade, mas como e quando o café é tomado: em jejum, aumenta muito o risco de irritação e, se o café for muito forte ou expresso, tende a ser mais agressivo ao estômago.
Orientações da nutricionista para quem sofre de gastrite
Deve-se evitar os alimentos condimentados, industrializados, embutidos, porque eles têm muito aditivo químico na composição e isso pode causar um desconforto ainda maior para quem sofre de gastrite. A recomendação é consumir alimentos pouco processados, dando prioridade a alimentos leves e proteínas magras.
Fonte: Quem tem gastrite pode tomar café? Nutricionista explica