Geral
De prefeito a secretário de Estado: Victor Coelho leva experiência de gestão ao turismo capixaba
Com trajetória marcada por resultados e diálogo, ex-prefeito de Cachoeiro impulsiona políticas públicas que colocam o Espírito Santo entre os destinos que mais cresceram no país
Por: Redação em 27 de novembro de 2025

Foram oito anos como prefeito de Cachoeiro de Itapemirim. Se fosse possível listar tudo o que foi feito por Victor Coelho nesse período, uma edição da revista não seria suficiente. Cerca de 200 ruas que receberam algum tipo de melhoria, como pavimentação, drenagem ou contenção; a maior obra de drenagem da história do município, que resolveu problema de alagamento para mais de 10 bairros, especialmente, os bairros Nova Brasília e Zumbi; entre tantas outras ações. É uma lista enorme.
Em 2025, o setor turístico capixaba registrou crescimento de 9,2%, o quarto maior índice do país, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pará.
Um dos destaques de Victor Coelho à frente do turismo não é apenas a sua aptidão como gestor público, mas a capacidade de diálogo com todos os agentes do setor, aproximando o governo das pessoas que atuam nesse segmento, levando para mais perto de empresários, trabalhadores e prefeituras as ferramentas disponíveis pelo Secretaria de Turismo.



Balanço sobre 2025
O ano está chegando ao fim. E, com ele, chegam também as reflexões e balanços do que foi feito até aqui. O ex-prefeito e atual secretário de Estado, Victor Coelho avalia que o saldo de 2025 tem sido positivo. “É lógico que tem sido desafiador, afinal, ser secretário de Estado é diferente de ser prefeito. Mas acumulamos a experiência de oito anos à frente da prefeitura de Cachoeiro e, sob a liderança do nosso governador Renato Casagrande, temos conseguido colocar em prática muitos projetos que estavam em curso e também deixar a nossa digital no turismo capixaba. Os números vêm comprovando essa melhora. O turismo está bombando, crescendo e consolidando o Espírito Santo como um destino preferido para viajar, curtir e investir”, comentou Victor Coelho.
Prefeito x Secretário
Como o próprio Victor Coelho disse, ser secretário de Estado é diferente de ser prefeito, mas em ambas funções a missão é entregar resultados que melhorem a vida das pessoas. “Os oito anos como prefeito foram de uma experiência única. Conseguimos fazer obras importantes, mas também realizamos um trabalho silencioso que muitas vezes não aparece: organizar a casa e deixar a prefeitura, por exemplo, como a 8ª melhor gestão da máquina pública em 2023, pelo CLP que realiza o Ranking de Competitividade dos Municípios”, comentou Victor. “Recuperamos a capacidade de investimento da prefeitura; ficamos em 5º lugar no Brasil em Urbanismo e 6º lugar em Saúde no Ranking de Cidades Inteligentes; ”, acrescentou Victor.
Futuro
Sobre seu futuro, Victor diz que, no momento, está focado apenas na tarefa confiada a ele pelo governador Casagrande. “O verão está chegando e teremos muito trabalho pela frente. Queremos mostrar o Espírito Santo para todo mundo, porque sabemos do nosso potencial. O turismo é uma ferramenta incrível de geração de emprego e renda. A gente tem municípios privilegiados com belezas naturais e temos visto também as pessoas investindo pesado para receber os turistas cada vez melhor. Nosso papel é ser suporte para quem visita o Estado, mas também para quem vive e trabalha aqui”, enfatizou.


Principais obras realizadas na gestão Victor Coelho
– Reforma das UPAs Paulo Pereira, Marbrasa e Policlínica Bolívar de Abreu;
– Implantação da Casa Rosa e Centro Especializado de Odontologia;
– Construção de 6 novas Unidades de Saúde e outras 4 em construção;
– Construção da escola Olga Dias, a maior escola do município, e três escolas em ampliação e reforma;
– Reforma da Supercreche do Village
– Ar-condicionado nas salas de aula e entrega inédita do kit escolar;
– Implantação do videomonitoramento;
– Melhor Banco de Alimentos do Estado
– Ampliação de 3 para 40 academias ao ar livre e construção de quadras poliesportiva cobertas;
– Pavimentação com drenagem de bairros como Village da Luz, Rubem Braga, Fé e Raça, Bom Pastor, Campo Leopoldina, Aeroporto, São Francisco de Assis, distrito de Coutinho, Soturno, Córrego dos Monos, São Vicente (Pedra da Penha);
– Convênio com o Estado para ampliação do Aeroporto municipal
– Restauro e reforma do Palácio Bernardino, Museu Ferroviário e Teatro Rubem Braga

