Turismo
Entre Vila Velha e Guarapari, ‘Passeio da Lua’ pode virar rota
Proposta da deputada Janete de Sá leva em consideração os impactos para turismo e economia; a cada ano evento atrai mais grupos de motociclistas
Por: Redação em 11 de janeiro de 2026

Uma história de um grupo de amigos, que amam motocicletas e passear à luz da lua cheia, está prestes a se tornar uma rota turística no Espírito Santo. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) 773/2025, de autoria da deputada Janete de Sá (PSB), que pretende criar a Rota do Passeio da Lua, interligando os municípios de Vila Velha e Guarapari.
Para justificar a criação da Rota Turística Passeio da Lua, a parlamentar contou que, na noite de 28 de setembro de 2015, um grupo de amigos, liderados pelo motociclista Corujão (Andre Luiz Xavier Goulart), organizou e realizou o primeiro passeio pela Rodovia do Sol partindo de Vila Velha em direção a Guarapari (ES-060), sob a luz da lua cheia. Desde então, o evento é uma tradição do motociclismo capixaba.
“Ao longo de uma década, o evento consolidou-se como símbolo de união, atraindo centenas de participantes em cada edição e promovendo momentos marcantes, como celebrações familiares, como o chá de fralda do José, nascido do relacionamento de André Luiz e Karoliny Silva Hammer, idealizadores e organizadores da Rota do Passeio da Lua”, disse a deputada.
A parlamentar acrescenta qúe o passeio é utilizado também para batizado de motoclube, comemorações de aniversário, chás revelação e até pedidos de casamento.
“A Rota do Passeio da Luta passou a ser famoso entre os motociclistas e motoclubistas sendo até objeto de reportagens especiais de programas de televisão, destacando a relevância do evento para o cenário cultural e turístico capixaba”, acentuou.
Os números alcançados pelo passeio sob a luz da lua cheia aumentam a cada ano, com comboios de quase 300 motocicletas. “Isso demonstra o alcance e a importância do evento, que movimenta o turismo, o comércio e a integração entre os municípios de Vila Velha e Guarapari”, observou Janete.
A matéria passará pelas comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças da Ales.