Crônicas

Partilhando experiências

Já no início da pandemia tomávamos conhecimento da mortalidade elevada de idosos em lares na Europa, até que a situação chegou aos países da América, entre eles o Chile

Por: Marilene Depes em 20 de julho de 2020

Responsável por um lar que abriga idosos, uma ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos, a Vila Aconchego, e Presidente do Conselho dos Direitos dos Idosos do Município, quero partilhar gratidão e experiências. Já no início da pandemia tomávamos conhecimento da mortalidade elevada de idosos em lares na Europa, até que a situação chegou aos países da América, entre eles o Chile, Estados Unidos e Brasil. Somos conscientes que a contaminação que atinge uma entidade de abrigamento, pode representar uma situação de alta gravidade, devido a fragilidade da população idosa nela residente. Felizmente passamos a receber orientações através de documentos e capacitações, a fim de evitar tais catástrofes, nossa preocupação, naturalmente, se estendendo a todas as instituições do município – Lares João XXIII, Adelson Rebello Moreira e o Nina Arueira. As orientações partiam do Ministério da Saúde, do Ministério Público Estadual – do Centro de Apoio Cível e da Cidadania, do Conselho Estadual dos Idosos, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, das Secretarias de Estado, da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI, entre outros.
Ressalto que, em nosso município, podemos contar com o apoio irrestrito do Promotor de Justiça Dr. Lucas Lobato La Rocca, e um, entre tantos dos seus atos, destaco o grupo de WhatsApp por ele criado, em que inseriu todos os envolvidos na política de defesa dos idosos no município – as instituições através dos seus administradores, as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e o Conselho de Direitos dos Idosos. Todas as dificuldades são relatadas no grupo e conduzidas e solucionadas pelo promotor, em tempo real, independente de dia ou horário. Através desse espaço nos sentimos amparados e protegidos.
Quando assistimos alarmados as notícias dos lares sendo atingidos pela pandemia, e ao constatarmos que estamos conseguindo manter nosso idosos incólumes, destaco o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde, nas pessoas da Secretária Luciara Botelho Jorge e da responsável pela Política dos Idosos Ivana Santana Carolino Ribeiro; da Secretaria De Desenvolvimento Social nas pessoas da Secretária Márcia Cristina Fonseca Bezerra, da Sub Secretária Claudinéia Soares Debona, do Dr. Diego Rocha e das equipes técnicas dos PSFs, do CREAS, todos plenamente envolvidos com o cuidado dos idosos do nosso município e atentos quanto ao repasse de recursos e dos equipamentos e capacitações, que são de importância primordial para a segurança dos funcionários, e a defesa da vida dos nossos idosos.