Esporte

A eterna rivalidade (O raio-x do maior clássico da cidade e do sul do ES)

Esta pesquisa foi realizada com base nas fontes e nos dados disponíveis no mercado até o presente momento. Com certeza houveram muitas outras partidas entre as equipes as quais não se têm os devidos registros.

Por: Redação em 4 de abril de 2022

 

Esta pesquisa foi realizada com base nas fontes e nos dados disponíveis no mercado até o presente momento. Com certeza houveram muitas outras partidas entre as equipes as quais não se têm os devidos registros. Em contato com pessoas ligadas aos clubes, foi apurado que no passado era muito comum os dirigentes levarem os registros, documentos e troféus para suas residências, pois nos clubes não havia local específico para serem arquivados por isso, muitos registros históricos se perderam no tempo ou estão com particulares sem a devida divulgação.

Observando as campanhas dos times, destacamos os períodos de vitórias e glórias: Cachoeiro entre os anos de 1948 e 1953 com 8 títulos de campeão, entre: sul, municipal, capixaba e 1 título de vice-campeão capixaba. Já o Estrela entre os anos de 1964 e 1968 com 4 títulos de campeão sulino e entre 2003 e 2006 com 6 títulos sendo 3 de campeão da Copa ES e 3 de vice-campeão capixaba.

DURANTE ESTE PERÍODO SE ENFRENTARAM PELO:

* CAMPEONATO CAPIXABA
* COPA ES
* AMISTOSOS
* CAMPEONATO SULINO
* CAMPEONATO SUL ES (AMADOR)
* CAMPEONATO MUNICIPAL
* COPA DO BRASIL (SELETIVA)
* CAMPEONATO BRASILEIRO
(3ª DIVISÃO)
* TORNEIO INICIO SULINO
* DISPUTA DE TAÇAS

 

 

FONTES: – ARQUIVO PESSOAL – SITES: MEMÓRIAS DO FUTEBOL CAPIXABA – ESTRELA DO NORTE FC – CACHOEIRO FC – FEDERAÇÃO DE FUTEBOL ES – REVISTAS: 7 DIAS – MIRANTE – SPORTNEWS – JORNAIS: CACHOEIRANO – FOLHA ES – ES DE FATO – LIVRO: HISTÓRIA E GLÓRIA DO FUTEBOL CACHOEIRENSE (OSVALDINO PEDRO VIEIRA) – LIVRO: FUTEBOL PITORESCO (OSVALDINO PEDRO VIEIRA) – PUBLICAÇÃO: CENTENÁRIO DO ENFC – 1916 A 2016 (GERSON FRANÇA) – ARQUIVO PÚBLICO (APEES)