Saúde

“A vida com óculos começa aos 40!?”

Quero destacar que apesar da “vista cansada” ser uma realidade quase que absoluta, a dificuldade para enxergar nunca deve ser entendida apenas como algo normal da idade.

Por: Leonardo Oliveira em 30 de junho de 2020

Se você é uma pessoa que sempre enxergou bem, nunca precisou usar óculos, tem quarenta e poucos anos e, aos poucos ou de repente, percebeu que a sua visão para perto piorou e você começou a precisar esticar os braços para ler uma mensagem no celular ou mesmo se já usava óculos mas percebeu que na leitura ou no computador sua visão piorou, não se preocupe pois isso é absolutamente natural.

Você já percebeu algumas pessoas que no restaurante tiram foto do cardápio e acabam ampliando a imagem para enxergar o menu e escolherem seus pratos? Ou já aconteceu com você? Bem-vindo ao grupo!

A convivência de agora em diante com um novo companheiro, o óculos, é quase certa. Apenas para leitura ou mesmo para uso integral, eles se tornarão fundamentais mas há alternativas a eles. Hoje em dia a grande tecnologia em torno das lentes de contato, por exemplo, permite excelente conforto e visão para todas as distâncias sem precisar recorrer àquela “ajudinha” do amigo óculos. A cirurgia também é uma opção que pode ser adotada.

O “novo normal”, termo popular nos dias de hoje, já é conhecido por muitos quarentões e cinquentões por conta das alterações visuais dessa fase. Mas não deve ser nenhum impedimento para uma rotina habitual da idade, como poder praticar uma atividade física ou escolher o prato preferido no cardápio do restaurante por conta do uso dos óculos.

Entre os 40 e os 60 anos de idade as pessoas têm de cuidar muito bem da visão, impedindo que as modificações que naturalmente ocorrem comprometam sua qualidade de vida ou ainda o desempenho profissional.

A visita mais frequente ao oftalmologista é muito importante já que algumas alterações oculares como glaucoma, a retinopatia diabética e mesmo a catarata tornam-se cada vez mais frequentes com o passar do tempo.

Quero destacar que apesar da “vista cansada” ser uma realidade quase que absoluta, a dificuldade para enxergar nunca deve ser entendida apenas como algo normal da idade, mas sim, servir de alerta para uma avaliação adequada que permita identificar precocemente possíveis problemas.

Reforço a importância do cuidado com os olhos em todas as fases da vida, e não apenas quando algo incomoda. Não deixe que a incapacidade seja o alerta para visitas ao oftalmologista, mas sim crie o hábito de cuidar da sua visão como uma rotina para manter sua saúde ocular em dia e desfrutar do melhor que os olhos podem lhe mostrar.

Leonardo Oliveira é médico há 16 anos, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) {Insta} @drleonardooliveira – {contato} (28) 99923-5734 {facebook} @drleonardooliveira