Esporte
Abertas as inscrições para atuar nas transmissões esportivas da TVE
A Fundação Carmélia abrirá a contratação de prestadores de serviço para 14 funções que irão compor a equipe da TVE nas transmissões ao vivo de partidas envolvendo times capixabas.
Por: Redação em 5 de dezembro de 2025

O ano de 2026 começa com novas oportunidades para profissionais do audiovisual interessados em trabalhar nas transmissões de futebol. A Fundação Carmélia abrirá, a partir de janeiro, a contratação de prestadores de serviço para 14 funções que irão compor a equipe da TVE nas transmissões ao vivo de partidas envolvendo times capixabas.
Entre as funções que poderão ser chamadas estão: cinegrafista, diretor de imagem (DTV), operador de replay, operador de caracteres, comentarista, narrador, repórter de campo, técnico de vídeo, técnico de som, operador de drone, operador de guimbal, scout, fotógrafo e videomaker.
Podem se credenciar pessoas físicas ou jurídicas unipessoais com experiência mínima de dois anos na área de atuação — não necessariamente em transmissões esportivas. Estágios também poderão ser contabilizados como experiência comprovada.
As contratações serão realizadas por meio do Edital de Credenciamento 04/2025, disponível no site da Fundação Carmélia. O edital permanecerá aberto ao longo de todo o ano, permitindo novos pedidos de credenciamento ou reapresentação de profissionais que tiverem o primeiro pedido indeferido.
Não é necessário possuir equipamento próprio, pois toda a estrutura de trabalho será fornecida pela Fundação.
O envio da documentação e a solicitação de credenciamento devem ser feitos pelo sistema E-Flow.
Para o diretor-geral da Fundação Carmélia, Igor Pontini, a seleção de profissionais amplia o fortalecimento do setor audiovisual e do futebol capixaba.
“A TVE transmitiu 98 partidas ao vivo em 2025, na TV aberta e no YouTube, muitas delas com apoio de prestadores de serviço. Com o novo edital, a expectativa é aumentar o número de transmissões e, consequentemente, as oportunidades. Como emissora pública, temos compromisso com atletas, clubes, anunciantes e, especialmente, com o público, que cresce a cada ano. É gratificante impulsionar o futebol, que movimenta renda e envolve tantas pessoas, ao mesmo tempo em que abrimos espaço para mais profissionais do audiovisual”, afirma Pontini.