Cidades

Anchieta comemora hoje (15) 443 anos de fundação

O município guarda uma das preciosas identidades do pertencimento patrimonial à memória e história. É possível encontrar uma herança cultural que é a prova viva da História do Brasil.

Por: Redação em 15 de agosto de 2022

 

A cidade de Anchieta, no litoral sul do Espírito Santo, comemora, nesta segunda (15), 443 anos de fundação. O município guarda uma das preciosas identidades do pertencimento patrimonial à memória e história.

Foi fundada por São José de Anchieta em 1579 na antiga aldeia de Rerigtibá, Reritiba, junto com os índios tupiquinis que aqui habitavam. Naquele momento a aldeia passava a ser uma das missões mais importante dos padres e irmãos da Companhia de Jesus no Brasil, passando a ser denominada Missão de Nossa Senhora da Assunção da aldeia de Rerigtibá. Era o dia litúrgico que a Igreja Católica Apostólica Romana celebrava a glorificação de Nossa Senhora aos Céus ou Assunção de Nossa Senhora. Por isso, Nossa Senhora da Assunção foi escolhida como padroeira da cidade.

Hoje, a cidade de Anchieta comemora sua data memorável de fundação, 443 anos de história e cultura. A antiga aldeia de Rerigtibá tornou-se Vila Nova de Benavente, “Benevente”, e depois foi elevada a cidade de Anchieta, segundo a Ata de instalação da cidade no dia 02 de dezembro de 1887, recebendo o nome do seu fundador, o Padre José de Anchieta.

Na cidade de Anchieta, os vestígios materiais e imateriais históricos remetem à história do IV centenário de fundação. No município, é possível encontrar uma herança cultural que é a prova viva da História do Brasil sendo que o passado se faz presente nesta cidade Relíquia.