Crônicas
Baile de Gala 2025
Há exatamente três anos um grupo de amigos se uniu, com o objetivo de tentar manter uma tradição muito preciosa para os Cachoeirenses, o funcionamento do Caçadores Carnavalesco Clube.
Por: Marilene Depes em 14 de julho de 2025
Há exatamente três anos um grupo de amigos se uniu, com o objetivo de tentar manter uma tradição muito preciosa para os Cachoeirenses, o funcionamento do Caçadores Carnavalesco Clube. O Clube centenário, fundado há 125 anos, foi palco dos eventos mais importantes da cidade, e nele, há mais de oitenta anos, se realiza o tradicional Baile Oficial da Festa da Cidade, em que são homenageados os Cachoeirenses Ausentes, Presentes e demais autoridades.
O Clube ficou fechado durante a pandemia e tudo indicava que não mais reabriria suas portas para sua Festa tradicional. Daí o grupo se reuniu, sob a liderança da Sra. Magali Dutra Martins, e decidiu realizar o Baile de Gala em 2023. Foram criadas várias frentes de ação: a organização do Baile propriamente, a manutenção do prédio fechado há alguns anos necessitando de reformas urgentes na parte elétrica, no mobiliário infestado de cupins, manutenção da parte hidráulica, nos ares refrigerados, no piso, na pintura, entre outros. Simultaneamente viu-se a necessidade de se atualizar o Estatuto defasado de 1960, e de se eleger uma Diretoria e um Conselho Administrativo, para adequar o Clube às normas atuais e legalizá-lo em Cartório. Todas as medidas foram tomadas, inclusive houve uma adesão da maioria dos sócios ainda vivos ou de seus herdeiros, que se prontificaram a compor o Conselho Administrativo e se dispuseram a auxiliar à Diretoria no que fosse necessário. Várias reuniões foram realizadas com participação e incentivo geral, o que possibilitou que o ânimo não arrefecesse diante do estímulo de todos.
Já foram realizados três Bailes de Gala e o Clube tem se mantido através de patrocínios e aluguéis esporádicos, já que necessita de algumas adequações urgentes, referente à acessibilidade, elevador e banheiro no salão principal, e se busca consegui-los através de incentivo do Poder Público. A cada ano o Baile de Gala cresce em participação e adesão e neste, especialmente, contou com a presença de nove Cachoeirenses Ausentes, fato inédito, e todos se comprometendo retornar. O público presente curtiu a decoração impecável de todo clube e dançou ao som da Ultra Jazz Big Band, animada pelo show man Zé Lopes, e pela banda All Night, atendendo demanda geral. E por um buffet irretocável, fechando a noite com a Banda 26 de Julho e um lauto café da manhã. E com aquele gostinho de “quero mais”, tanto dos tradicionais participantes quanto dos mais jovens que estão aderindo a cada ano.