Tecnologia
Bluetooth: nome da tecnologia é inspirado em rei viking do século 10
A origem da nomenclatura foi inclusive a tão esperada "pergunta do milhão", feita pela primeira vez no quadro "Quem Quer Ser um Milionário" do programa Domingão com o Huck, da TV Globo, no dia 26 de dezembro. O professor Rafael Cunha não soube responder.
Por: Redação em 7 de janeiro de 2022
Nome da tecnologia bluetooth foi inspirada no Rei Harald Gormsson da DinamarcaBluetooth
Apesar de ser algo que faz parte do cotidiano moderno, o nome da tecnologia de conectividade Bluetooth veio do antigo rei viking Harald “Bluetooth” Gormsson, que governou a Dinamarca entre 958 e 986 e também a Noruega, quando a conquistou a partir do ano 970.
A origem da nomenclatura foi inclusive a tão esperada “pergunta do milhão”, feita pela primeira vez no quadro “Quem Quer Ser um Milionário” do programa Domingão com o Huck, da TV Globo, no dia 26 de dezembro.
O professor Rafael Cunha não soube responder. Como consequência, o docente não saiu do programa milionário, mas levou um prêmio de R$ 500 mil.
Dente azul
A “pergunta do milhão” só seria solucionada por quem conhecesse a história do rei Harald Gormsson. Ele era famoso por duas coisas: ter unido a Dinamarca e a Noruega e por ter um dente podre de cor azul escuro, que lhe rendeu justamente o apelido de “Bluetooth”, “dente azul” em inglês.
Segundo o site oficial da tecnologia, em 1996, três líderes do setor, representando a Intel, Ericsson e a Nokia, se reuniram para planejar a padronização do Bluetooth. Quem fez a sugestão do nome foi Jim Kardach, da Intel. Mas era para ser somente algo temporário.
“Quando questionado sobre o nome Bluetooth, expliquei que foi emprestado do século 10, do segundo rei da Dinamarca, o rei Harald Bluetooth, que ficou famoso por unir a Escandinávia assim como pretendíamos unir as indústrias de PC e celular com um curto alcance sem fio”, escreveu Kardach em uma coluna de 2008 para o EE Times.
O logotipo do Bluetooth é até hoje uma fusão de runas, letras de línguas germânicas e escandinavas, que representam as iniciais “H” e “B” do rei Harald Bluetooth. O monarca morreu em 986 e foi quem introduziu o cristianismo na Dinamarca.
Rei vence o marketing
O nome do rei viking seria substituído no momento em que o marketing apresentasse algo que soasse mais legal. O termo favorito para tal era RadioWire ou PAN (Rede de Área Pessoal), mas esse já tinha dezenas de milhares de correspondências na internet.
Isso fez com que uma pesquisa de marcas registradas com o termo RadioWire não pudesse ser finalizada a tempo para inaugurar a tecnologia. Bluetooth era a única opção que sobrou.
E mais que isso, o nome se popularizou rápido demais — antes mesmo que pudesse ser alterado. Toda a indústria já o utilizava para se referir ao aparato sem fio.
Fonte: Revista Galileu