Economia
Boletim registra impactos econômicos causados pela pandemia
Os números referem-se, basicamente, aos meses de março e abril deste ano e já começam a refletir os impactos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), tanto no cenário nacional quanto no Estado.
Por: Redação em 19 de junho de 2020
As expectativas de crescimento do PIB brasileiro para 2020, que já vinham sendo reduzidas nos primeiros meses do ano, despencaram. O último Boletim Focus prevê retração de 6,25% – já são 16 semanas consecutivas de piora na previsão para o PIB brasileiro. A produção industrial, a venda de materiais de construção, vendas do comércio e o volume de serviços, todos, sem exceção, já apresentam retração considerável.
Esses são alguns dos pontos-chave registrados no Boletim de Conjuntura Econômica, produzido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Os números referem-se, basicamente, aos meses de março e abril deste ano e já começam a refletir os impactos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), tanto no cenário nacional quanto no Estado.
O saldo total de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) vinha crescendo desde 2019, medido a preços constantes. Nos dois primeiros meses de 2020, houve uma estabilização. Entretanto, em março ocorreu um salto de 3,1%, impulsionado pelo segmento de empréstimos com recursos livres para pessoa jurídica (PJ), fruto das medidas de distanciamento social que paralisaram a atividade econômica.
O custo do crédito, referente ao estoque de dívidas, e a taxa de juros para novas concessões, têm apresentado tendência de queda, embora o endividamento das famílias continue crescendo, o que, por sua vez, compromete a renda.
Boas notícias no Agronegócio
No Estado, boas notícias ficam por conta dos preços ao produtor de dois produtos agrícolas: café e pimenta-do-reino. O café conilon acumula alta de 24%, enquanto o arábica tipo 7 subiu 34% – comparando-se aos preços de agosto de 2019. Embora ainda longe dos preços observados há alguns anos, a pimenta-do-reino acumula alta de 46% em 2020.
No mercado de crédito local, destaca-se o forte crescimento no saldo de operações de crédito à pessoa jurídica. Em apenas dois meses, esse saldo cresceu 14%, passando de R$ 21 bilhões, em fevereiro, para R$ 23,9 bilhões, em abril. Este é o maior saldo observado desde dezembro de 2015.
Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Avenida Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória.
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br