Beleza

Botox para estresse? Conheça a técnica inusitada que alivia tensões

Um estudo de 2020 descobriu que pessoas estressadas têm impressionantes 97% de chance de desenvolver bruxismo, uma condição na qual você range ou aperta os dentes, o que pode resultar no trabalho excessivo do músculo masseter.

Por: Redação em 14 de abril de 2023

 

 

A incerteza e o estresse dos últimos anos se apresentaram em nossas mandíbulas. Masseter Botox , ou Botox injetado no músculo masseter da mandíbula para modelar a área ou aliviar a tensão, é um assunto de muita conversa ultimamente, especialmente no TikTok. No momento, vídeos – de mandíbulas antes e depois da remodelação com masseter Botox e clipes de pessoas jurando pela capacidade do procedimento de acalmar suas mandíbulas doloridas – têm mais de 50 milhões de visualizações.

O interesse pelo procedimento não invasivo não é exatamente uma surpresa para muitos dermatologistas e cirurgiões plásticos. Um estudo de 2020 descobriu que pessoas estressadas têm impressionantes 97% de chance de desenvolver bruxismo, uma condição na qual você range ou aperta os dentes, o que pode resultar no trabalho excessivo do músculo masseter. E se você está se perguntando o que constitui uma pessoa estressada – não somos todos? — os cientistas definiram o estresse como “uma condição ou sentimento experimentado quando uma pessoa percebe que as demandas impostas a ela excedem os recursos que o indivíduo tem disponível”.

Muitos de nós nem percebemos que estamos cerrando o maxilar quando estamos estressados. Pode acontecer durante o dia quando você se sente sobrecarregado (e isso pode se tornar um hábito rapidamente) ou à noite. Se você é alguém que percebe dor na mandíbula assim que acorda, você pode ser um ‘rangedor de dentes’ noturno. E “masseter Botox pode ser conhecido como injeções de ranger de dentes”, diz Ash Soni, cirurgião plástico de Londres. “O músculo da mandíbula masseter aumenta quando as pessoas apertam ou rangem os dentes.” E esse músculo aumentado começa a doer, o que pode, por sua vez, causar dores de cabeça também. Quando isso acontece, muitas pessoas procuram a ajuda de seu dentista, que muitas vezes sugere usar um protetor noturno para proteger os dentes junto com exercícios de mandíbula. E essas soluções podem ser ótimas e simples o suficiente para muitas pessoas. Mas se você é um ‘rangedor de dentes’ diurno que não gosta da ideia de usar um protetor 24 horas por dia, 7 dias por semana, pode precisar de ajuda adicional. É aí que entram as injeções.

Injeções de Botox a cada três a oito meses no músculo masseter em ambos os lados da mandíbula podem relaxar o músculo e remodelar a mandíbula no processo. “Muitos pacientes estão buscando ambos os benefícios porque têm hipertrofia ou aumento dos músculos masseteres por ranger os dentes”, diz Melissa A. Doft, cirurgiã plástica de Nova York. “Isso faz com que o rosto pareça mais largo, mas também causa tensão na mandíbula. Botox trata ambos.”

O que é botox masseter?

Primeiro de tudo: embora o tratamento seja comumente referido como masseter Botox, também é verdade que o Botox é um nome comercial para apenas um neuromodulador usado para este tratamento. Ele também pode ser feito com Jeauveau, Dysport, Xeomin e Daxxify. Injetar qualquer um desses neuromoduladores no músculo masseter é um uso off-label de toxina botulínica, o que significa que a Food and Drug Administration (FDA) não aprovou a injeção de toxina botulínica na mandíbula, mas injetar neuromoduladores off-label é muito comum: eles são aprovados pela FDA para uso em áreas como as 11 linhas entre as sobrancelhas e também nas linhas da testa (diferentes neuromoduladores podem ser aprovados para diferentes áreas), “mas usamos rotineiramente neurotoxinas para ajudar com uma desaceleração do seu sorriso, para tratar hiperidrose [sudorese excessiva] e os músculos masseter”, diz Doft.

 

Fonte: Botox para estresse? Conheça a técnica inusitada que alivia tensões | Beleza | Glamour (globo.com)