Ambiente

BRK: 25 anos contribuindo para levar o saneamento para muito além do básico em Cachoeiro de Itapemirim

A concessionária investiu mais de R$ 543 milhões na ampliação e modernização dos serviços de água e esgoto, possibilitando que o município atingisse a universalização na área urbana.

Por: Redação em 18 de setembro de 2023

Marcos Mendanha, diretor da BRK em Cachoeiro de Itapemirim, ressalta que a empresa proporciona um impacto positivo para o município que não se traduz somente por números

 

A BRK acaba de completar duas décadas e meia de atuação em Cachoeiro de Itapemirim. Qual é o balanço da trajetória percorrida pela empresa ao longo desse período?
A concessionária tem uma trajetória em Cachoeiro de Itapemirim que é motivo de muito orgulho e nos impulsiona a evoluir mais. A cada ano implementamos um conjunto de investimentos, melhorias e ações com o objetivo de ampliar o acesso e modernizar os serviços de água e esgoto, transformando vidas e contribuindo para a qualidade de vida, o desenvolvimento econômico-social e a preservação do meio ambiente. Ao longo dos 25 anos já investimos mais de R$ 543 milhões no saneamento básico no município de Cachoeiro.
Toda a nossa atuação é alinhada ao poder concedente e às necessidades de crescimento e desenvolvimento do município. Como resultado, além de mantermos a referência de Cachoeiro no saneamento básico no País, com índices dos serviços considerados universalizados, conquistamos a primeira colocação no Ranking de Saneamento Básico dos Municípios Capixabas (RSBMC), levantamento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES), nas duas edições do estudo (2021 e 2022).
Cachoeiro possui atualmente 99,57% da população do município abastecida com água potável, e 98,15% do esgoto coletado e tratado, índices superiores ao estabelecidos pelo novo Marco Regulatório do Saneamento Básico (Lei federal 14.026/2020). Mas a nossa atuação tem um impacto positivo que não se traduz somente por números. A BRK é uma empresa que tem a sustentabilidade no seu DNA, com seus negócios sendo conduzidos pelo propósito de transformar a vida das pessoas levando o saneamento para muito além do básico.
Acreditamos no saneamento como um ponto de partida, uma ponte para uma vida mais digna e sustentável para a população de Cachoeiro de Itapemirim e nos outros mais de 100 municípios em que operamos serviços de água e esgoto.
Quais são as iniciativas visando manter a evolução dos serviços de água e esgoto no município?
Somos uma das maiores empresas privadas de saneamento do Brasil e temos entre os nossos compromissos a evolução dos serviços, mantendo a eficiência operacional e atenção no cliente. Isso significa que em todas as áreas da companhia os nossos times de profissionais estão capacitados, mobilizados e dedicados a fazer a melhor entrega aos clientes – dos leituristas e às equipes de manutenção que atuam diretamente no atendimento da população, aos profissionais das áreas de planejamento, atendimento e tecnologia da informação.
A evolução dos serviços compreende também obras de ampliação e modernização dos sistemas de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto, acompanhando o crescimento e as necessidades do município. Um exemplo está na recém-entrega de uma importante frente de obras deste ano: a nova rede de distribuição de água à margem da rodovia Gumercindo Moura Nunes (ES-164), que liga Cachoeiro a Vargem Alta, em substituição a uma infraestrutura antiga. As obras beneficiam mais de 1.600 moradores das localidades de Soturno, Santa Rosa, Monte Líbano, Cobiça e Gironda, que passarão a contar com um sistema de abastecimento de água mais moderno e eficiente.
O aprimoramento dos canais virtuais é outra prioridade para agilizar o atendimento e proporcionar mais comodidade. Hoje, temos a agência virtual Minha BRK (minhabrk.com.br) com acesso à maioria dos serviços que fazem parte do dia a dia dos nossos clientes. Além de solicitar serviços, é possível realizar o pagamento da conta utilizando o PIX e plataformas como Pic Pay, cartão de crédito e débito automático, e até mesmo negociar e parcelar débitos.
O reconhecimento da eficiência operacional e da proximidade e do compromisso da empresa com o cachoeirense veio, por mais um ano, com a conquista do Prêmio Gazeta Empresarial (PGE). A BRK foi a marca mais lembrada na categoria “Empresa Privada Prestadora de Serviço Público”, recebendo o troféu no dia 1º de setembro.

Em Cachoeiro, a BRK mantém em operação 11 Estações de

Como a BRK se estrutura na estratégia ESG?
Toda a nossa atuação está alinhada às diretrizes de ESG (do inglês ambiental, social e governança) com o objetivo de promover a cultura do saneamento, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável, potencializando os efeitos positivos dos serviços de água e esgoto sobre o meio ambiente, a saúde e a inclusão social. No nosso compromisso com a transformação social, a educação ambiental é uma ferramenta fundamental para a conscientização, o desenvolvimento do pertencimento e a preservação do meio ambiente.
Alguns destaques são os programas Cuidar Mais, Portas Abertas 360° e Sementes. No Cuidar Mais, contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme), da Secretaria de Estado de Educação (Sedu) e da rede privada de ensino. Com atividades ao longo do ano, mobilizamos gestores, pedagogos e professores para sensibilizar e despertar a consciência ambiental junto a estudantes da educação infantil e do ensino fundamental, além de familiares e comunidades, abordando temas como os benefícios da coleta e do tratamento de esgoto para a saúde, a preservação dos recursos hídricos, a destinação adequada de resíduos, entre outros.
Com o Portas Abertas, promovemos um tour virtual de alunos e comunidades às estações de tratamento de água e de esgoto da concessionária, com o auxílio de óculos de realidade virtual. De modo educativo e com uso de tecnologia, eles podem acompanhar as etapas do ciclo de captação e tratamento de água, e da coleta e tratamento de esgoto, além de entenderem mais sobre a importância da adoção de atitudes sustentáveis, como o consumo consciente dos recursos hídricos e a necessidade do descarte correto de resíduos.
Já o programa Sementes, em parceria com a Flona de Pacotuba, resulta na criação e manutenção de um banco de oferta de sementes florestais de espécies nativas para contribuir com a recuperação de áreas degradadas na região Sul. Ao todo, foram identificadas e marcadas 450 árvores matrizes de diversas espécies, e restaurados e enriquecidos mais de 20 hectares desde o início das atividades, em 2015.
A empresa conta com um programa de Diversidade e Inclusão, o Diversifik, que vem se destacando no Brasil. Como vocês trabalham a questão de gênero dentro da BRK?
O programa Diversifik nasceu para fortalecer a cultura inclusiva na BRK e o compromisso da concessionária em promover a diversidade e a inclusão. Ele integra a política de desenvolvimento de pessoas na concessionária e está estruturado em um comitê colegiado que reúne líderes da BRK e quatro grupos de trabalho dedicados a Gênero, Raça, LGBTQ+ e PCDs.
Temos metas claras estabelecidas para seguir fazendo da BRK uma empresa ainda mais diversa e inclusiva. No caso da questão de gênero, temos o compromisso de, até 2024, termos 40% de mulheres em posições de liderança na empresa. Já para promover a equidade racial, a concessionária tem como objetivo ter 40% de pessoas autodeclaradas pretas ou pardas em posições de liderança até 2025.  Unindo essas duas frentes, nós já promovemos três turmas do Programa de Aceleração de Carreiras de Mulheres Negras, um projeto em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil.
A sustentabilidade é um foco permanente da concessionária. Quais exemplos Cachoeiro de Itapemirim tem a apresentar ao país?
Por desenvolver soluções capazes de evoluir o saneamento no Brasil e investir em projetos que modernizam e transformam a prestação de serviços de fornecimento de água e tratamento de esgoto, a BRK tem entre suas melhores práticas o foco em tecnologias e processos. Cachoeiro de Itapemirim tem um trabalho que é referência na redução das perdas de água. No município, esse índice era de mais de 56% no início da concessão, e encontra-se hoje em 23,4%, um dos menores do país e bem abaixo da média nacional, que é de 40,1%.

Em Cachoeiro de Itapemirim temos, também, a geração de energia renovável. A usina fotovoltaica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do distrito de Córrego dos Monos foi a primeira instalada em uma planta pela BRK no Brasil. Em operação desde 2019, a usina capta a radiação do sol e a transforma em energia, abastecendo 23 das nossas 90 instalações de energia ligadas ao sistema de água do município por meio de uma fonte limpa e renovável.

 

Avanços e números em duas décadas e meia

– Modernização e ampliação de sete Estações de Tratamento de Água (ETA), com produção diária de 36,2 milhões de litros de água para abastecer 186 mil habitantes (99,5% da área urbana).

– Implantação de mais de 270 quilômetros de novas redes de água.

– Redução das perdas de água de 56% para 23,4% (média nacional: 40,1%).

– Mais de 18 milhões de litros de água de água de capacidade de reserva para consumo, uma segurança para evitar desabastecimentos em períodos de estiagem.

– Expansão da cobertura de tratamento de esgoto de 5% para 98% na área urbana.

– Construção e operação de 11 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), compreendendo a sede e todos os distritos de Cachoeiro.

– Implantação de mais de 260 quilômetros de redes coletoras, coletores-tronco e interceptores.

 

A produção diária de água compreende 36,2 milhões de litros para abastecer 186 mil habitantes (99,5% da área urbana)

 

O Programa Cuidar Mais sensibiliza e desperta estudantes e comunidades para o cuidado com o meio ambiente