Educação
BRK leva cultura e educação ambiental às escolas de Cachoeiro
Projeto é desenvolvido em parceria com a Companhia da Cultura e reforça a importância dos cuidados com o meio ambiente, de maneira didática e bem-humorada
Por: Redação em 4 de setembro de 2022
Alunos das redes pública e privada de Cachoeiro de Itapemirim vão embarcar em uma aventura cheia de conhecimento e diversão pelo reino das águas mágicas, a partir de segunda-feira, 5 de setembro. É que a BRK, em parceria com a Companhia de Cultura, levará para as escolas do município a peça teatral A Fonte Mágica, uma forma lúdica de falar com as crianças sobre conscientização ambiental. A expectativa é que mais de 1.240 estudantes assistam as apresentações.
O teatro conta a história do Gran Circo ValsheBny, onde quase todos os artistas já abandonaram o picadeiro, com exceção de dois personagens, o palhaço Eureka e Niko “O Mago”. Enquanto se preparam para uma última apresentação, encontram Zizi, uma menina sonhadora que fugiu com o circo e deseja se tornar uma artista. Este encontro inusitado traz à tona momentos divertidos e leves, mas também revela crises e desafios, pois além da falta de público e da falência do circo, enfrentam a escassez de água, a sede, a falta de limpeza e de saneamento nas localidades urbanas em que instalam o picadeiro.
Indignados com a situação, ainda tentam seguir com o show, até que Niko “O Mago”, se recorda da história de uma fonte mágica, uma espécie de tesouro escondido que sua família buscou por gerações. É nessa fonte que a magia acontece, com a descoberta de um mundo de conhecimentos. “Assim, de maneira bem-humorada e didática, com temas como uso consciente da água potável, saneamento básico e sustentabilidade, as crianças são conduzidas para uma reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente”, comenta a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Micheline Bernabé.
A aventura, cheia de música, humor e informações, misturando teatro, circo e interatividade, terá apresentações sempre em dois horários, com duração de aproximadamente 45 minutos. A estreia do espetáculo acontece na segunda-feira, dia 5, na Escola Bem-te-vi, no bairro Ibitiquara. Já na terça-feira, dia 6, quem receberá a apresentação serão as EMEBs Luiz Marques Pinto, no Boa Vista, e Maria das Dores Pinheiro do Amaral, no Elpídio Volpini. No dia 8, será a vez da EMEB Galdino Theodoro da Silva, no bairro Jardim Itapemirim.
Na sequência, a peça segue para as EMEBs Luiz Semprini, no distrito de Pacotuba, e Anacleto Ramos, no bairro Ferroviários, no dia 9. No dia 12, a apresentação será no colégio Jesus Cristo Rei e no Liceu Muniz Freire, no bairro Independência. Encerrando a programação, no dia 13, os artistas se apresentam na escola Bernardino Monteiro, no bairro Amarelo.
CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES:
05/09 (segunda-feira)
8h30 e 14h30: Escola Bem-te-vi (Bairro Ibitiquara)
06/09 (terça-feira)
9h50: EMEB Luiz Marques Pinto (Bairro Boa Vista)
15h50: EMEB Maria das Dores Pinheiro do Amaral (Bairro Elpídio Volpini)
08/09 (quinta-feira)
9h50 e 15h50: EMEB Galdino Theodoro da Silva (Bairro Jardim Itapemirim)
09/09 (sexta-feira)
9h50: EMEB Luiz Semprini (Distrito de Pacotuba)
15h50: EMEB Anacleto Ramos (Bairro Ferroviários)
12/09 (segunda-feira)
8h30 e 10h: Colégio Jesus Cristo Rei (Bairro Independência)
14h e 16h: EEEFM Liceu Muniz Freire (Bairro Independência)
13/09 (terça-feira)
8h30, 10h30, 14h, 16h: EEEFM Bernardino Monteiro (Bairro Amarelo)