Cidades

Cachoeiro comemora 155 anos de Emancipação Política

A história da “terra do rei” começa em 1812, quando o território foi colonizado e Francisco Alberto Rubim, donatário da capitania do Espírito Santo, teve como missão desenvolver o povoamento da região, que na época, era habitada pelos índios Puris e Botocudos.

Por: Redação em 28 de março de 2022

 

Assim como Roberto Carlos, que fez uma música especialmente para Cachoeiro, cachoeirense que é cachoeirense, é apaixonado pelo município e o defende com unhas e dentes. E, no último dia 25, Cachoeiro de Itapemirim, também conhecida como “a capital secreta do mundo”, comemorou 155 anos de emancipação política, ou seja, mais de 150 anos em que a cidade foi reconhecida como município independente.

E, de acordo com o prefeito Victor Coelho, os moradores dessa bela cidade, que fica entre as serras, têm muitos e bons motivos para celebrar. “Acredito que o cachoeirense, seja ele nascido aqui ou aquele que é de coração, vê a data com respeito e admiração por sua terra. O crescimento e desenvolvimento da cidade é notório e nós temos muitos motivos para comemorar”, afirma.

A história da “terra do rei” começa em 1812, quando o território foi colonizado e Francisco Alberto Rubim, donatário da capitania do Espírito Santo, teve como missão desenvolver o povoamento da região, que na época, era habitada pelos índios Puris e Botocudos. Assim, depois de 34 anos, em 1846, as primeiras casas foram levantadas no bairro Baiminas.

O tempo passou e Cachoeiro se desenvolveu bastante, urbanística e economicamente, no entorno do Rio Itapemirim. E foi daí que também veio o nome da cidade, afinal, era uma homenagem à cachoeira do rio e, junto, o termo Itapemirim, que significa “caminho de pequenas pedras”, que também refere-se à cidade que está cercada por pedras e montanhas.

Cachoeiro foi e continua sendo grande polo de desenvolvimento Sul Capixaba, com maior concentração de serviços e indústrias e se mantém como uma das maiores geradoras de empregos no Estado, estando sempre um passo à frente. “Fomos a primeira cidade do Estado e a segunda no Brasil a ter energia elétrica, somos o maior polo produtor de rochas ornamentais do país e nossa importância econômica se consolida, mesmo diante de tantos desafios estruturais e sociais. Além de tudo isso, durante toda a nossa história, vemos a importância da era do café, das ferrovias, das imigrações e os grandes nomes da cultura que ainda se destacam no cenário nacional e internacional, e que serão sempre referência para o cachoeirense”, explica o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho.

A cidade cresceu muito e continua caminhando para um futuro de inovações e tecnologias, que vão colocá-la em um patamar com mais destaque ainda. “Temos melhorado nossos indicadores em todas as áreas e isso faz com que voltemos a ser uma cidade competitiva, empreendedora e voltada para as pessoas”, diz o prefeito.

E motivos para comemorar realmente não faltam. Além de tudo o que foi construído até hoje, muitas novidades e coisas boas estão chegando. “Estamos no caminho certo e precisamos manter a cidade organizada e prepará-la para as mudanças que estão por vir, principalmente, quando pensamos no conceito de cidades inteligentes. A pandemia antecipou alguns anos essas mudanças tecnológicas e outras estão a caminho. Mas nossa cidade está inserida, nacionalmente, nesse contexto e preparada para proporcionar aos cidadãos melhorias nos serviços e no atendimento. Os debates de ideias são importantes, mas são as ações que mudam o mundo. Temos que pensar coletivamente agora e no futuro”, finaliza o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho.

“Acredito que o cachoeirense, seja ele nascido aqui ou aquele que é de coração, vê a data com respeito e admiração por sua terra. O crescimento e desenvolvimento da cidade é notório e nós temos muitos motivos para comemorar…” -Prefeito Victor Coelho

 


“Trabalho, prosperidade e paz. É o que desejamos a todos os cachoeirenses na comemoração dos 155 anos de emancipação política de nosso município. Que a cada dia possamos fazer de nossa terra um lugar de mais oportunidades para todos, em que os desafios serão superados com a força e a unidade de nossa gente” – Brás Zagatto – Presidente da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim