Economia

Cachoeiro Stone Fair 2025 é apresentada com crescimento de 15% e foco em inovação industrial

Com nova área expositiva, lançamentos exclusivos e mais de 200 marcas, a feira tem uma proposta clara: impulsionar negócios, celebrar a força do setor e reforçar as conexões que o movem.

Por: Redação em 16 de julho de 2025

 

Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, apresentou, hoje (16/7), detalhes da planta da Cachoeiro Stone Fair, que será realizada de 26 a 29 de agosto, no Espírito Santo, estado que é considerado berço de rochas naturais no Brasil.

Ao lado de Ed Martins, presidente do SindiRochas, de Tales Machado, presidente do Centrorochas, e de Nathália Neves, gestora da Cachoeiro Stone Fair, a executiva apresentou as novidades da planta e os principais indicadores da feira, incluindo o crescimento de 15% em relação a 2024. “Embora tradicional, realizada há 36 anos, a feira segue consolidada e gerando interesse da cadeia produtiva”, disse a executiva.

Com nova área expositiva, lançamentos exclusivos e mais de 200 marcas, a feira tem uma proposta clara: impulsionar negócios, celebrar a força do setor e reforçar as conexões que o movem.

Com previsão de receber 16 mil visitantes entre compradores, como marmoristas e distribuidores, além de profissionais ligados à construção civil, em uma área de 30 mil metros quadrados, o evento realizado pela Milanez & Milaneze reunirá expositores de nove estados brasileiros e de três países — Itália, Espanha e China — para uma programação que mescla negócios, conteúdo especializado e experiências imersivas.

A edição deste ano terá como mote “Conexões que movem”, conceito que destaca a essência da feira: o encontro entre pessoas de todos os elos da cadeia produtiva da rocha natural, da extração ao design.

Logo na entrada, os visitantes já são impactados pela Rua de Blocos, uma área dedicada exclusivamente à exposição de dezenas de rochas naturais em sua forma bruta. O espaço valoriza a matéria-prima essencial do setor e evidencia a diversidade geológica do Brasil, reforçando desde o primeiro contato a força e a beleza das pedras ornamentais que movimentam a cadeia produtiva.

Entre as novidades está a criação de uma área expositiva exclusiva para máquinas de extração e processamento, as chamadas máquinas de linha amarela, que contará com a participação de cinco grandes empresas em mais de mil metros quadrados. Também foi ampliada a área externa dedicada à exposição de máquinas para corte, acabamento e beneficiamento, refletindo a evolução e o dinamismo da indústria.

A feira também oferece uma vitrine para as empresas do setor, permitindo que elas exponham seus produtos e inovações para clientes nacionais e internacionais, o que abre portas para novos negócios e expansão. “O Espírito Santo reúne o que há de melhor no mundo em termos de indústria”, diz Tales Machado, presidente do Centrorochas.

 

 

Mais que negócios: conteúdo e visão de futuro

O Brasil ocupa posição de destaque no mercado global de rochas ornamentais, sendo o quarto maior produtor e o quinto maior exportador do mundo. Em 2024, o setor movimentou R$ 1,3 bilhão, registrando um crescimento de 12,7% em relação a 2023, resultado que reflete a força da indústria nacional e sua competitividade internacional, impulsionada por uma das maiores diversidades geológicas do planeta.

Ao objetivo principal do evento de geração de negócios, soma-se uma programação robusta de conteúdo técnico e estratégico na Arena de Conteúdo, espaço que reunirá especialistas e profissionais. Durante os três dias de evento, os debates serão direcionados a públicos específicos: marmoristas, estudantes e gestores, com temas que vão de capacitação prática à análise de dados e inteligência de mercado.

Um dos destaques será o tour guiado com estudantes, uma nova iniciativa que busca apresentar o evento como um ecossistema vivo e estratégico para as novas gerações. A feira também contará com a Praça do Marmorista, assinada pelo arquiteto Rômulo Pegoretti, que propõe um espaço de encontro e valorização do profissional que dá forma às rochas naturais em todo o país.

Com mais de 1.200 empresas ligadas ao setor e responsável por cerca de 80% das exportações brasileiras de rochas ornamentais, Cachoeiro de Itapemirim é o principal polo de beneficiamento de rocha natural do País.

Ed Martins, presidente do SindiRochas Espírito Santo, desta que a feira fortalece esse protagonismo e gera impactos significativos também para a economia local. “Hoje, 10% do PIB capixaba é oriundo do setor de rochas”, diz.

Consolidada como vitrine de tendências e inovação, a Cachoeiro Stone Fair é mais do que um evento de negócios: é o ponto de encontro anual para quem faz e transforma o setor de pedras naturais no Brasil e no mundo.

A feira é exclusiva para profissionais do setor e o credenciamento deve ser feito neste neste link.

 

Sobre a Cachoeiro Stone Fair

Realizada desde 1989 em Cachoeiro do Itapemirim (ES), a Cachoeiro Stone Fair é considerada uma das principais feiras do setor de rochas ornamentais. Realizada pela Milanez & Milaneze, uma empresa do Grupo Veronafiere, e promovida pelo SindiRochas, Cetemag e Centrorochas, a feira está em sua 36ª edição.

Em sua edição de 2024, a feira recebeu 18 mil visitantes de todos os estados brasileiros e de outros 25 países, e está consolidada como um ambiente seguro para o estabelecimento de parcerias comerciais sólidas e como um espaço estratégico para a evolução do setor. Mais informações estão disponíveis no site.