Mundo

Café capixaba no principal concurso do mundo

O morador de Vargem Alta, no Sul do Estado, Ronis Pasti, de 46 anos, foi um dos quarenta selecionados entre as 743 amostras de cafés especiais do Brasil para participar da fase internacional do Cup of Excellence

Por: Redação em 11 de novembro de 2021

 

O morador de Vargem Alta, no Sul do Estado, Ronis Pasti, de 46 anos, foi um dos quarenta selecionados entre as 743 amostras de cafés especiais do Brasil para participar da fase internacional do Cup of Excellence, o principal concurso de qualidade do grão do mundo que acontece até fevereiro do próximo ano.

Juntamente de esposa, Margarete das Graças Pizzol Pasti, 53 anos, e seus dois filhos, Karina Pizzol Pasti, de 23 e Erik Pizzol Pasti, 20, o produtor rural trabalha com a cafeicultura há mais de 15 anos na comunidade de Taquarussu.
“Fazemos uma média de 70 sacas por ano. Dessas setenta, quatorze são de café especial. Praticamos agricultura familiar.”, revelou ele.

Ronis Pasti revelou também que trabalha na lavoura desde criança, mas a partir de 2005 decidiu aproveitar a altitude do município onde mora, que é acima de 1.000 metros, para plantar o grão especial. Produzindo a variedade Catuaí vermelho, logo começou a se destacar nas premiações e em competições do setor.

“Sempre com muita dedicação e trabalho, procuramos sempre melhorar, investir em melhorias e buscando práticas cada vez mais sustentáveis.”, complementou ele, que ainda revelou que recebeu a notícia com muito entusiasmo.
“Penso ser um incentivo para melhorarmos cada vez mais. E também para os demais produtores da região, pois produzir café especial é uma forma de agregar valor à propriedade”, destacou.

A esposa do cafeicultor também está otimista. “Priorizamos qualidade a quantidade, fazemos colheita seletiva, “garimpando” os grãos maduros. Costumo dizer que realizamos o trabalho com amor, e Deus dá o sabor.”, disse Margarete das Graças Pizzol Pasti.

Todo grão que atinge no mínimo 80 pontos na escala de pontuação da metodologia é considerado café especial. Para definição da pontuação, são avaliados vários atributos, como contou do técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Alessandro Santorio, de 32 anos.

“Para que o café atinja esse patamar, são aplicadas técnicas diferenciadas, desde o manejo da lavoura, passando pela colheita, apenas dos grãos maduros, até a secagem natural do grão, livre de fermentação indesejada, com a porcentagem de umidade ideal.”.

 

Previsao Do Tempo

ÚLTIMAS EM Mundo