Decoração

Casa com alma: deixando o lar mais confortável para a quarentena

O nosso lar também tem um papel fundamental para controlar isso e passar por essa fase com mais leveza? A verdade é que essa nova realidade estimula os indivíduos a terem mais cuidado com a própria casa.

Por: Redação em 25 de maio de 2020

Modelo “Matriz”, assinado pelo designer Jader Almeida

 

A nossa casa pode ser como um santuário e podemos amá-la, de coração. Entretanto, durante o isolamento social, manter-se nela por obrigação pode deixar muitas pessoas angustiadas e ansiosas, despertando a vontade de sair e, consequentemente, aumentando as chances de contato com o Coronavírus. Mas você sabia que o nosso lar também tem um papel fundamental para controlar isso e passar por essa fase com mais leveza? A verdade é que essa nova realidade estimula os indivíduos a terem mais cuidado com a própria casa.

De acordo com a arquiteta, Aparecida Borges, uma casa confortável pode ter uma definição diferente para cada indivíduo e circunstância, mas, que existem coisas que são lugar comum. “Eu começo pelas janelas, deixe a luz do sol entrar, a brisa correr, ou seja, abra as cortinas, use-as a seu favor e dê saúde à sua casa com este recurso. Digo isto para todos os ambientes, da sala ao banheiro ou um simples depósito”, explica.

O conforto está intimamente ligado às sensações e estas aos nossos sentidos, por isso, outra dica da profissional é usar os aromas como aliados invisíveis. “Coloque difusores pela casa, use um para dormir e ainda escolha óleos essenciais com propriedades de relaxamento. As plantas fazem a diferença e trazem charme, ainda podem te fazer companhia se você não tem um pet, nunca soube de alguém que conversasse com as plantinhas?”, brinca.

Ainda de acordo com Aparecida, separar todos os seus adornos decorativos, colocá-los juntos sobre uma mesa e redistribuí-los pela casa em lugares diferentes, fará com que eles ganhem um novo brilho. “Vai parecer uma casa nova, inclusive seus quadros ao serem mudados de lugar podem trazem outra perspectiva ao seu lar. Aproveite e curta sua casa. Lembre-se que ela é seu refúgio, palco das suas mais íntimas sensações, lugar de conforto até para a alma”, conclui a arquiteta.

Conceito Sier, – Toscana

 

Mais conforto e menos estresse

Para a empresária do meio décor, Di Fassarella, à frente da Conceito Sier, em Santa Lúcia, móveis confortáveis têm a função de diminuir o estresse e manter as pessoas mais descansadas por um longo período.  “O ideal é que além de expressarem quem você é, os móveis estimulem a sua motivação para realizar tarefas diárias. Por isso, poltronas como a Toscana, fazem a diferença na decoração do lar, e são ótimas opções para auxiliar no home office. Com estrutura feita em madeira maciça, assento e encosto estofados fixos, com espuma D30, acabamento em madeira castanho e tecido em linho, a peça possui sofisticação, imponência e conforto como características”, explica Di.

Quando se fala em apartamentos mais compactos, de acordo com a empresária, o ideal é apostar em móveis que, além de serem itens de decoração, são funcionais e versáteis. “Um exemplo disso é uma peça como o Bar Bourbon, que com menos de um metro de comprimento, possui um design super atual e muito charme. O bar confere uma atmosfera de happy hour a qualquer ambiente da casa, desde a sala de estar ou jantar até a cozinha, podendo servir também como aparador ou suporte para adornos do décor como flores e porta-retratos. Faz parte de sua composição o aço inox escovado, um material nobre de alta resistência e sustentabilidade, com as vantagens de ser prático, multifuncional e ter mobilidade, detalhes que fazem toda a diferença para uma decoração confortável, organizada e inteligente”, afirma.

Uma opção para gerar mais conforto na casa, criar novas experiências prazerosas e deixar os moradores mais à vontade durante os finais de semana, por exemplo, é transformar a sala de casa em um cinema improvisado. Para isso, a sugestão da empresária Carmem Dolores é investir em um sofá grande e confortável, capaz de reunir toda a família. Na Stampa, uma das opções é o modelo “Matriz”, assinado pelo designer Jader Almeida, possui longa extensão e profundidade.

Ter um canto reservado para o casal tomar um bom vinho e conversar, distante do espaço onde está sendo realizado o home office, também é fundamental. Para esse momento, Carmem indica as poltronas “Ninho”, do Studio Lattoog e “Benjamin” do designer Sérgio Rodrigues. “Essas peças são confortáveis e possuem design atemporal, bom investimento para excelentes vivências com a família, que é o que precisamos durante este período”, afirma.

 

O coração da casa

Há quem diga que o segredo de uma boa comida está no amor do cozinheiro, mas, aliado a isso, tem também o ingrediente secreto: a cozinha que os moradores têm à sua disposição. Criar o seu próprio Espaço Gourmet, com eletrodomésticos e eletroportáteis diferenciados, é uma boa pedida para alimentar a vontade de fazer receitas durante a quarentena. Por isso, a hora de preparar o próprio alimento pode se tornar uma atividade divertida em grupo. Busque receitas e experimente novos ingredientes.

De acordo com o empresário Paulo Gottardi, proprietário da Kouzina, nessa situação a cozinha se tornou, de fato, o coração da casa. “É o lugar onde todos se encontram. Cozinhar é uma demonstração de amor e é assim que as pessoas têm feito. Sem pode abraçar, a comida virou um acalento”, explicou. E se na hora de colocar a mão na massa, faltar algum utensílio, Paulo ressalta a funcionalidade dos itens da linha Spicy, que vão desde espremedor de alho a panelas.

As panelas profissionais da linha Staub, por exemplo, são usadas por restaurantes renomados na hora de servir a comida a mesa do cliente. O chef de cozinha francês Claude Troisgros, responsável pela apresentação de programas de gastronomia, também utiliza as panelas da respectiva marca. Elas podem ser levadas ao forno e possuem tecnologia na tampa para espalhar e uniformizar o vapor e o calor. Já a linha Oxo é composta por utilitários e potes herméticos desenvolvidos de forma especial a fim de facilitar o manuseio e dar mais autonomia para pessoas com problemas de acessibilidade, como a abertura e o fechamento com uma mão só.

Em tempos de isolamento social, como passamos mais tempo dentro de casa, é importante aproveitar para fazer aqueles pequenos reparos que sempre foram adiados e, concluir obras que já haviam iniciado. “Tem muitos recém-casados que estavam em processo de montagem da cozinha e de forma segura eles continuam vindo até a loja para escolher os equipamentos”, afirma Paulo.

Poltrona Benjamim – Sergio Rodrigues

 

Rotina e sono sem barulho

A redução de ruídos externos é hoje uma das principais preocupações de quem deseja garantir conforto e tranquilidade em sua própria casa, especialmente para quem tem recém-nascidos em casa. O barulho em excesso atrapalha o sono e aumenta o estresse cotidiano. A arquiteta e empresária Roberta Drummond, da Innovare Esquadrias, destaca que uma das formas de reduzir esse incômodo é apostar na janela acústica de sobreposição.

A construção em PVC, vidros especiais e sistema exclusivo de vedação garante redução capaz de deixar a maioria dos ruídos do lado de fora. “A barreira extra é habilitada para aumentar significativamente o nível de atenuação acústica e proteção térmica de uma janela normal. O design é também um diferencial, capaz de adaptar-se a qualquer tipo de decoração. Além de todos esses benefícios, ainda tem a vantagem da instalação rápida, segura, limpa e econômica, sem obras”, explica.

Segurança e qualidade de vida

A intenção é deixar cada ambiente da casa – especialmente nesse período de quarentena – com a sua cara e do seu gosto, juntando praticidade e conforto. E lembre-se de que é fundamental seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para prevenção da doença e para evitar que a pandemia se alastre ainda mais. Com toda certeza, essas mudanças vão tornar seu lar um lugar melhor para viver e acredite você não vai querer sair de casa, nem depois que isso tudo passar!