Saúde

Centro de Pesquisa Clínica da Unimed Sul Capixaba tem trabalho publicado em revista internacional

O artigo foi publicado em inglês com o título "Hydroxychloroquine versus placebo in the treatment of non-hospitalised patients with COVID-19 (COPE − Coalition V)

Por: Redação em 22 de julho de 2022

O Centro de Pesquisa Clínica da Unimed Sul Capixaba alcançou novos patamares: publicou o primeiro estudo clínico e conseguiu que isso fosse realizado já em uma revista internacional de alto impacto na área da saúde, a The Lancet, do Reino Unido. A pesquisa é fruto do trabalho do centro como um dos participantes da Coalizão Covid Brasil, um esforço conjunto de grandes hospitais do país para realizar estudos clínicos e buscar os melhores tratamentos para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O coordenador de pesquisa, o médico cooperado Raphael Luzório, ressaltou a importância dessa publicação. “Já no primeiro estudo em que a cooperativa participou, conseguimos uma publicação em uma das revistas de maior impacto científico no mundo, que é a The Lancet. Sem dúvidas, é uma grande conquista para Unimed Sul Capixaba”, avalia.

Fizeram também parte da equipe de pesquisadores os médicos cooperados: Luiza Morandi Xavier, Andressa Grilo, Marcellus Grilo, Wilza Abreu, Thais Openheimer, Carlos Prado, além da coordenadora de estudos clínicos, a enfermeira Juliana Cassiano Lemos.

O artigo foi publicado em inglês com o título “Hydroxychloroquine versus placebo in the treatment of non-hospitalised patients with COVID-19 (COPE − Coalition V): A double-blind, multicentre, randomised, controlled trial” e pode ser acessado aqui.

De acordo com  Luzório, a pesquisa teve como objetivo avaliar se o uso da hidroxicloroquina em pacientes sem sinais de gravidade poderia, efetivamente, reduzir o número de internações por Covid-19. Além disso, o médico adianta que o Centro de Pesquisa Clínica da Unimed Sul Capixaba possui um outro estudo já concluído, apenas aguardando a publicação dos resultados, e uma terceira pesquisa em andamento.