Cultura

Centros culturais de Cachoeiro participam da 21ª Semana Nacional de Museus

O município se junta a diversas outras localidades do país para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) com uma programação especial em dois centros culturais.

Por: Redação em 16 de maio de 2023

Casa dos Braga

 

Cachoeiro de Itapemirim está participando, mais uma vez, da Semana Nacional dos Museus, temporada cultural coordenada pelo Ministério do Turismo, que, neste ano, traz a sustentabilidade como tema principal.

O município se junta a diversas outras localidades do país para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) com uma programação especial em dois centros culturais.

Um dos destaques é a Casa dos Braga, situada na rua 25 de Março, que abriga a exposição “Um Cigano fazendeiro do ar”. A mostra é composta por fotografias, textos e trechos de entrevistas relacionados à vida do renomado cronista Rubem Braga.

Reconhecidamente comprometido com questões ambientais e sustentáveis, Braga deixou um legado significativo nessa área. “O vale e a noite”, “Felicidade e natureza” e “O despertar dos girassóis” são algumas notórias crônicas do autor que abordam esse tema.

Outro espaço que participa da iniciativa é o Museu Ferroviário Domingos Lage, localizado entre a Linha Vermelha e a rua Coronel Francisco Braga, que apresenta a exposição “Sustentabilidade sobre trilhos”.

Nessa mostra, os visitantes poderão apreciar fotografias e peças de locomotivas que circularam na região. O intuito é mostrar a sustentabilidade por meio dos novos modelos de locomotivas.

O público pode conferir as exposições de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o próximo dia 21 de maio. A entrada é gratuita.

“A Semana Nacional dos Museus é uma oportunidade ímpar de promovermos a importância dos nossos centros culturais, espaços imbuídos de história e conhecimento, que preservam nossa herança cultural para as próximas gerações. O tema deste ano é especialmente significativo, pois nos convida a refletir, também, sobre a preservação ambiental e os cuidados com nossa casa comum, o planeta Terra”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.