Ambiente

Com esquete teatral exclusiva, BRK leva educação ambiental à Bienal Rubem Braga 2022

As apresentações ocorrem em escolas das redes pública e privada de Cachoeiro de Itapemirim, e na Casa dos Braga, no centro da cidade, em parceria com a Dona Música Produções Culturais e Comunicação.

Por: Redação em 24 de maio de 2022

 

 

Utilizando o teatro como ferramenta pedagógica e instrumento para a conscientização ambiental, a BRK promove, até sexta-feira (27), a esquete teatral “Konexão Rubem Braga”, como parte da programação da Bienal Rubem Braga 2022. As apresentações ocorrem em escolas das redes pública e privada de Cachoeiro de Itapemirim, e na Casa dos Braga, no centro da cidade, em parceria com a Dona Música Produções Culturais e Comunicação.

A esquete foi criada exclusivamente para a Bienal Rubem Braga 2022, e conta a história de três personagens: Madame Bafón, Palhaça Limpinha e MC Fão, que buscam a solução para um misterioso acidente, causador de uma enorme sujeira e fedor. A aventura, cheia de música, humor e informações, terá apresentações sempre em dois horários, às 9h e às 13h, com duração de aproximadamente 20 minutos.

Na segunda-feira, 23, as apresentações ocorreram na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Cecília, no bairro Santa Cecília. Já nesta terça-feira, 24, quem recebe a apresentação é o Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE), no bairro Campo da Leopoldina. A partir de quarta-feira, 25, as apresentações serão na Casa dos Braga, no centro de Cachoeiro, sendo abertas ao público em geral.

“O teatro é um ótimo recurso para sensibilizar crianças, jovens e adultos, ao mesmo tempo em que entretém e comunica de maneira lúdica e prazerosa. Buscamos com esta iniciativa despertar o senso de pertencimento e a conexão do público com o meio ambiente, de modo participativo e divertido. Também procuramos estar alinhados aos propósitos da Bienal de refletir sobre a questão ambiental e celebrar a memória de Rubem Braga”, afirma a coordenadora da Comunicação e de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Rosa Malena Carvalho.

Neste ano, a Bienal Rubem Braga chega a sua 8ª edição, com o tema “Literatura e as narrativas de vida: governança ambiental e sustentabilidade para um futuro inteligente”. O evento, que acontece até 29 de maio, terá formato híbrido, com atividades on-line e presenciais, e uma programação com lançamentos de livros, oficinas, contação de histórias, exposições, feira de artesanato, mesas literárias com escritores nacionais e internacionais, entre outros atrativos.