Mercado

Setor de serviços puxa alta na geração de empregos no Estado

Das 78 cidades, 55 geraram postos de trabalho no mês. Além do setor de serviços, contribuíram para a alta na geração de empregos os setores de construção civil, indústria, agropecuária e comércio.

Por: Redação em 4 de abril de 2023

 

O levantamento mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência e analisado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), apontou que o setor de serviços foi o grande responsável pelo saldo positivo na geração de empregos formais no Espírito Santo em fevereiro, com 2.747 postos criados.

Os resultados mostram, ainda, que os municípios da Serra (+966) e de Aracruz (+687) foram os que mais contribuíram com a geração de empregos no mês de fevereiro. Das 78 cidades capixabas, 55 geraram postos de trabalho no mês. Além do setor de serviços, contribuíram para a alta na geração de empregos os setores de construção civil (+751), indústria (+356), agropecuária (+136) e comércio (-430).

Na análise divulgada pela Fecomércio-ES, o saldo líquido negativo no comércio demonstra a continuidade nos ajustes no quadro de funcionários, por conta da alta de contratações para as vendas de final de ano. Além disso, os primeiros meses do ano são, historicamente, menos movimentados para o setor. Para efeito comparativo, no ano de 2022, o comércio passou a registrar saldo positivo apenas no mês de abril.

A Fecomércio-ES reforça que o saldo positivo na geração dos empregos formais é importante para o setor, mas ressalta a cautela na avaliação dos primeiros meses do ano, já que os empresários acompanham o desenrolar de medidas e reformas necessárias para um ambiente de negócios mais favorável.

Dados

– O mercado de trabalho formal do ES registrou um saldo positivo entre admissões e demissões de 3.560 postos de trabalho em fevereiro de 2023

– Os setores de serviços (+2.747) e construção civil (+751) foram os que puxaram a geração de empregos no mês

– O comércio apresentou recuo de 430 postos em fevereiro

– Serra (+966) e Aracruz (+687) foram os municípios capixabas que puxaram a geração de empregos no mês

– Dos 78 municípios capixabas, 55 geraram empregos em fevereiro de 2023

– No Brasil, foram 241.785 empregos formais gerados em fevereiro, com destaque para os setores de serviços e da indústria