Decoração

Cor é terapia

Isso é a gramática das cores, a chave está no equilíbrio certo, estas não operam no espaço individualmente, mas como uma melodia.

Por: Nicolle Viana em 30 de março de 2020

As cores são grandes influenciadoras da saúde e do bem estar das pessoas frequentadoras daquele espaço onde está aplicada. Lendo e estudando um pouquinho sobre o assunto, resolvi trazer para vocês e mostrar a importância da escolha bem feita e como a aplicação da mesma faz diferença na vida das pessoas.

Alguns tons ampliam, outros diminuem o ambiente. Há cores calmantes, outras energéticas. Isso é a gramática das cores, a chave está no equilíbrio certo, estas não operam no espaço individualmente, mas como uma melodia.

A suíça Daniela Späth, professora e especialista em design de cores para arquitetura, descobriu que certo tom – que ela batizou como Cool Down Pink –, tem a propriedade de baixar a pressão sanguínea humana em até cinco minutos quando aplicado aos interiores. O resultado “calmante” do rosa despertou o interesse de penitenciárias suíças, que usam o tom até hoje em algumas celas como tentativa de reduzir a agressividade dos detentos.

“A cor não é uma camada extra de decoração que vem depois da construção do espaço: a cor cria o espaço. Também consideramos seu poder de transmitir sentimentos, humores ou emoções” Pablo López Navarro

Cor é estética, é mensagem, é estilo.