Cotidiano
Coronavírus: Saiba como higienizar as máscaras de tecido
Diante da pandemia de coronavírus, as máscaras de tecido começaram a ganhar as ruas e devem ser nossas aliadas por mais alguns meses para ajudar a reduzir o contágio da doença.
Por: Redação em 8 de junho de 2020
Diante da pandemia de coronavírus, as máscaras de tecido começaram a ganhar as ruas e devem ser nossas aliadas por mais alguns meses para ajudar a reduzir o contágio da doença. Para isso, é necessário redobrar a atenção na hora de utilizá-las e higienizá-las
Tecido ideal
As máscaras devem ser produzidas em tecidos como os de saco de aspirador, cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%), algodão e fronhas de tecido antimicrobiano. Elas devem cobrir totalmente a boca e o nariz e estar bem ajustadas ao rosto, sem espaços nas laterais.
Uso correto
Em primeiro lugar, elas são de uso pessoa e não devem ser compartilhadas mesmo para pessoas da mesma família. Devem ser trocadas a cada duas horas ou quando sujas e, depois de ajustadas, não devem mais ser tocadas para evitar infecções. Antes de tirá-las, lave as mãos com água e sabão.
Imersão
Na hora de lavar, faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A diluição é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável, por exemplo).
Enxágue
Após o tempo de imersão, realize o enxágue em água corrente e lave com água e sabão. Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as próprias mãos com água e sabão também.
Secagem
A máscara deve estar seca para sua reutilização e deve ser trocada sempre que apresentar umidade. Deixe secar no varal e passar com ferro quente, acondicionando-a em saco plástico.
Descarte
Descarte a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida. Lembrando que ela deve cobrir totalmente a boca e o nariz e estar bem ajustada ao rosto, sem espaços nas laterais.