Mercado

Corretor de Imóveis: tudo sobre essa profissão

A profissão de corretor de imóveis é vista por muitos como uma oportunidade de se reinventar ou dar uma guinada na carreira. Além disso, há vantagens inerentes – horário flexível, remuneração variável através de comissões, independência, rotina dinâmica .

Por: Redação em 24 de agosto de 2020

O corretor de imóveis, também chamado de corretor imobiliário, é peça-chave quando se trata de transações imobiliárias. É ele que está apto a intermediar processos de compra, venda, locação, permuta e administração, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

No Brasil, a profissão se regulamentou em 1962 e novamente em 1978, quando se criou um caminho claro para quem quer atuar nela: após uma especialização técnica e um estágio, é possível se credenciar junto ao Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do estado. Com a carteirinha em mãos, a pessoa está apta a atuar como corretora de maneira autônoma ou em uma imobiliária.

A profissão de corretor de imóveis é vista por muitos como uma oportunidade de se reinventar ou dar uma guinada na carreira. Além disso, há vantagens inerentes – horário flexível, remuneração variável através de comissões, independência, rotina dinâmica – que a tornam muito atraente. Não à toa, é um meio competitivo.

Tornar-se um corretor exige conhecimentos prévios

Ao decidir trabalhar como corretor de imóveis, o profissional precisará estar preparado para encarar os mais diversos tipos de situação. O mercado é exigente e bastante competitivo, vender imóveis tem suas dificuldades e é preciso destacar-se no setor para ser um profissional de sucesso.

Todo conhecimento possível se faz necessário nessas horas. Existem diversas opções de cursos técnicos, a distância ou presenciais para os corretores de imóveis iniciarem na área. Um bom profissional nunca para de estudar para desenvolver suas habilidades. Saber reconhecer fraquezas é uma forma de identificar onde é possível melhorar no seu trabalho e buscar workshops, treinamentos e seminários sobre assuntos específicos.

O mercado oferece excelentes opções para quem deseja aprender mais. Ao deparar-se com os clientes é importante que o corretor saiba o máximo possível sobre financiamentos. É preciso conhecer todos os tipos que o mercado dispõe e suas diferenças para sanar eventuais dúvidas, auxiliar na hora de vender e orientar o cliente sobre a melhor opção de acordo com o que ele precisa no atual momento.

Quando bem orientado e instruído, o negócio flui com mais facilidade e as vendas são certeiras, pois você conquista a confiança do cliente. Procure trabalhar sempre com clareza e transparência para garantir a fidelização do comprador.

O bom relacionamento é muito importante! Existem ainda outras ferramentas que podem e devem ser aprimoradas pelo corretor como o atendimento ao cliente e noções de marketing. Vender bem depende de uma postura comprometida do corretor.