Saúde
Covid-19: Cachoeiro vacina maiores de 18 anos com comorbidades
Não será necessário fazer agendamento. Basta comparecer à UBS mais próxima de casa, das 7h às 16h, apresentando laudo médico (de 2018 em diante) que comprove a comorbidade, documento de identidade com foto, cartão de vacina e cartão do SUS ou CPF.
Por: Redação em 25 de maio de 2021
A partir desta terça-feira (25), pessoas a partir de 18 anos com comorbidades pré-determinadas no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação contra a Covid-19 poderão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacina para tomar a primeira dose do imunizante.
Não será necessário fazer agendamento. Basta comparecer à UBS mais próxima de casa, das 7h às 16h, apresentando laudo médico (de 2018 em diante) que comprove a comorbidade, documento de identidade com foto, cartão de vacina e cartão do SUS ou CPF.
“Com a chegada de novas doses, conseguiremos ampliar a vacinação das pessoas com comorbidades, contemplando todas as faixas etárias autorizadas a receberem o imunizante. Vamos avançando, sempre seguindo as orientações federais e estaduais”, frisa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.
- Lista de comorbidades com base no PNO
Estratégias para outras comorbidades
– Pessoas de 18 a 59 anos, com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental), estão sendo vacinadas nas instituições em são atendidas. Para as que não têm vínculos com instituições, é necessário ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa.
– Pessoas de 18 a 59 anos com fibrose cística ou obesidade mórbida – Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou maior do que 40 – também podem procurar a UBS mais próxima da residência para se vacinarem. Será preciso comprovar a condição de saúde com laudo médico. No caso das pessoas com obesidade mórbida, se a pessoa não tiver laudo, um profissional de enfermagem da UBS fará o cálculo na hora.
– Para pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), a Semus está organizando a vacinação in loco, nos hospitais em que são atendidas.
– Para vacinar pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), é considerado o cadastro do programa e levantamento junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina
Sede
UBS Aquidaban
UBS Aeroporto
UBS Novo Parque
UBS Abelardo Machado
UBS Gilson Carone
UBS Village da Luz
UBS Amaral
UBS Alto União
UBS São Luiz Gonzaga
UBS BNH de baixo
UBS BNH de cima
UBS Zumbi
UBS Paraíso
UBS Coramara
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Jardim Itapemirim
UBS Otton Marins
UBS Vila Rica
UBS Recanto
UBS Elpidio Volpini (Valão)
UBS Nossa Senhora da Penha
Interior
UBS Itaoca
UBS Conduru
UBS Burarama
UBS Córrego dos Monos
UBS Soturno
UBS Pacotuba
UBS Coutinho