Turismo

Cristo Redentor capixaba pode ser reconhecido como bem cultural

Na prática, o reconhecimento traz benefícios do ponto de vista turístico, cultural e econômico, como a destinação de políticas públicas e um maior acompanhamento para a preservação. 

Por: Redação em 16 de novembro de 2025

 

O deputado Coronel Weliton (PRD) apresentou o Projeto de Lei (PL) 389/2025 que reconhece o Cristo Redentor do município de Guaçuí como um monumento de relevante interesse cultural para o estado do Espírito Santo. O texto tramita na Assembleia Legislativa (Ales) e inclui a estátua entre os bens protegidos pelos órgãos que gerenciam a política de patrimônio cultural do estado, como a Secretaria de Estado da Cultura e o Conselho Estadual de Cultura.

Na prática, o reconhecimento traz benefícios do ponto de vista turístico, cultural e econômico, como a destinação de políticas públicas e um maior acompanhamento para a preservação.

O Cristo capixaba foi construído em 1956 pelo artista guaçuiense Antônio Francisco Moreira. Desde então, é o ponto turístico mais visitado do município. A escultura, situada a mais de 1000 metros do solo e com aproximadamente 21 metros de altura, é um destino de moradores da região e de turistas para a prática religiosa e para a contemplação da natureza. Do cume é possível contemplar as cadeias montanhosas que cercam a região.

A cidade de Guaçuí fica localizada na região do Caparaó, a 230 km ao sul da capital Vitória. Segundo o parlamentar, é necessário reconhecer locais como estes para promover o desenvolvimento econômico.

“O monumento contribui para a economia local, através do turismo religioso e ecológico, sendo ponto de partida para trilhas, mirantes e atividades de contemplação da natureza (…) promovendo o sentimento de pertencimento da população e incentivando políticas públicas voltadas à preservação e ao desenvolvimento sustentável do entorno do monumento”, detalha.

Tramitação

A proposição será analisada pelas comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.