Crônicas

Cultura e tradição merecem respeito

O Caçadores Carnavalescos Clube, com seus 124 anos, é uma entidade social que merece ser vista e cuidada como patrimônio cultural da cidade.

Por: Marilene Depes em 2 de setembro de 2024

O Caçadores Carnavalescos Clube, com seus 124 anos, é uma entidade social que merece ser vista e cuidada como patrimônio cultural da cidade. Frequentei o Clube desde jovem, ia às suas matinês dançantes aos domingos, nele debutei e recebi o título de Broto do Ano, que era muito disputado na época. Já casada frequentei os Bailes de Gala e outros eventos, como Baile da Primavera, noitadas dançantes e os eventos ofertados pela Diretoria. O Clube sempre proporcionou um ambiente saudável e elegante, e mesmo com o advento das discotecas ele funcionou oferecendo excelentes noitadas à juventude.
Com a pandemia o Clube fechou suas portas. Por dois anos o Baile de Gala, oficial da Festa da Cidade, não foi realizado. No terceiro ano consecutivo um grupo de amigos, apaixonados pelo Baile, procurou o então presidente do Clube e não obtiveram apoio, então decidiram realizá-lo por conta própria. Com bastante dificuldades – os andares superiores fechados por dois anos estavam repletos de cupins, banheiros deteriorados, aparelhos de ar refrigerado sem conservação, espelhos quebrados e piso a ser restaurado. Foi necessário muito empenho para colocar o Clube em condições, o Baile foi realizado pela garra e motivação do grupo. Já com a experiência do ano anterior iniciaram a organização do Baile deste ano e foram surpreendido pela notícia que o presidente, que garantiu não mais realizar eventos no clube, o estava alugando e pretendia realizar o Baile. O grupo procurou uma solução através da justiça, e esta deu ganho de causa indicando a sócia Magali Dutra Martins com administradora provisória. O Baile foi realizado, sucesso total. A partir daí o grupo iniciou a organização legal do Clube. Foi elaborado um novo Estatuto, já que o anterior era de 1962. Foram realizadas duas Assembleias, uma para aprovação do Estatuto e a outra já para indicação do Conselho Deliberativo e respectiva eleição da Presidente e Diretoria para os próximos dois anos, ressaltando que todas essas ações estão legalmente registradas em cartório. Nas Assembleias destacamos a presença de muitos sócios, que garantiram total apoio e espontaneamente incorporaram o quadro do Conselho e da Diretoria, além dos que se tornaram sócios por amor ao Clube e por respeito à cultura e à tradição de nossa cidade.