Cultura

Cultura em Toda Parte: Guaçuí recebe programação gratuita na última parada da caravana cultural

As apresentações acontecerão no Caminhão Palco, que estará estacionado na Praça 25 de dezembro; e no Teatro Municipal Fernando Torres, localizados no Centro da cidade. Toda a programação é gratuita.

Por: Redação em 10 de maio de 2022

A caravana do Cultura em Toda Parte 2022 vai pegar a estrada para a última parada. Dos dias 13 a 15 de maio, de sexta-feira a domingo, Guaçuí é a cidade-sede do evento e recebe uma programação cultural totalmente gratuita e desenvolvida para toda microrregião Caparaó, que contempla os municípios de Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Irupi, Muniz Freire e São José do Calçado. As apresentações acontecerão no Caminhão Palco, que estará estacionado na Praça 25 de dezembro; e no Teatro Municipal Fernando Torres, localizados no Centro da cidade. Toda a programação é gratuita.

Durante os dias de evento, o público poderá conferir um recorte da produção cultural do Espírito Santo, com 14 apresentações culturais divididas em shows musicais de diversos gêneros, além de espetáculos teatrais e mostra audiovisual, comprovando a diversidade e o talento dos artistas capixabas. Os profissionais selecionados foram escolhidos por meio de chamada pública, que aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro, por meio do Mapa Cultural ES.

 

Programação

As apresentações começam nesta sexta-feira (13), no Caminhão Palco, a partir das 18 horas, com a atração “Contos de Cor”, da Cia. Mais um Ponto, Mais um Conto. Construído com linguagem teatral, a encenação compreende cinco histórias de autores negros sobre o povo negro, destacando a importância da representatividade nos livros infantis.

Às 20 horas, a música toma conta do evento. Quem abre a programação musical é a cantora e compositora Aline Maria. A artista leva para o palco o show “Bordado à Fé”, uma apresentação de voz e violão, com intervenções poéticas autorais ao toque do tambor. Na sequência, o cantor, compositor e produtor musical Jota[C] apresenta o trabalho autoral firmado para enaltecer a cultura afro e dar voz à pele preta, tendo como base solos de guitarra e elementos eletrônicos.

Fechando o primeiro dia de evento, acontece a Mostra de Videoclipes. Essa sessão une o audiovisual à música e exibirá dez produções que evidenciam a pluralidade de gêneros musicais e estéticos, de artistas que produzem no Espírito Santo.

No sábado (14), a programação tem início logo pela manhã, às 10 horas, no Teatro Municipal Fernando Torres, com a peça infantojuvenil “A Lenda das Icamiabas”, do Coletivo Guaçuí Em Cena. Durante uma excursão ao Pico da Bandeira, na Serra do Caparaó, Guaracy se perde do guia e se depara com um portal onde está o guarda Puchirõ, protetor de um reino místico.

Depois, às 15 horas, ainda no Teatro Municipal Fernando Torres, o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira sobe ao palco com “A Saga Amorosa dos Amantes Píramo e Tisbe”. A peça é um fragmento de “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, e, em cena, os atores mostram o dia a dia de uma companhia, repassando os ensaios com seus erros e acertos, trazendo ainda a característica do “Gota Pó e Poeira” em manter uma interação com a plateia, além da pesquisa musical em desenvolvimento.

À noite, a partir das 19 horas, o público vai conferir as apresentações do Caminhão Palco. Quem abre a programação é a Banda Projeto Feijoada, com um som que mistura samba, groove e pop, entre versões e músicas autorais. Logo após, se apresenta a banda de música brasileira contemporânea, de rock rural e indie pop, A Transe. No setlist, estão canções do primeiro álbum Hora Dourada e do EP Bad Vibes de Casal. A programação termina com o rock n’ roll da banda Sansten, que traz no repertório clássicos do pop rock nacional, além de canções autorais, como “Se Eu Pudesse e Caminhos”.

No domingo (15), a programação tem início pela manhã, às 10 horas, no Teatro Municipal Fernando Torres, com a peça teatral “Contos Assombrosos”, da Cia. Mais um Ponto, Mais um Conto. O espetáculo de contação de histórias compreende cinco histórias de suspense e terror que, atrelado a canções autorais, tem um tom sombrio para soltar a imaginação de todos.

No mesmo local, às 14 horas, o Grupo Anônimos de Teatro apresenta o espetáculo “Anônimos: Uma Leitura”, no qual os intérpretes fazem uma leitura dramática dos textos mais importantes da trajetória do grupo, passando por textos jornalísticos, obras de autores capixabas e trechos de dramaturgias montadas pelo grupo. As interpretações são acompanhadas pelos músicos do grupo em execução ao vivo da trilha.

No entardecer, a partir das 17 horas, no Caminhão PalcoCleyton Aguiar não vai deixar ninguém parado com um show repleto de forró e sertanejo. Na sequência, quem sobe ao palco é o Suindara. Formado por Aline Maria, Laíssa Gamaro e Relva Rodrigues, o repertório do trio traz canções autorais, rezas e cânticos ancestrais sagrados, além de canções populares que trazem em si mensagens de coragem, luta, esperança e fé.

Encerrando a programação cultural do evento, Salvador Cantor traz um repertório que reúne gêneros populares, como o sertanejo universitário e o forró, além de adaptações em ritmos, como funk e axé, para não deixar ninguém parado.

Oficinas e palestras

Além das apresentações culturais, a programação do Cultura em Toda Parte 2022 inclui seis atividades de formação. Divididas entre oficinas e palestras, as ações acontecem em parceria com a Escola Viva Monsenhor Miguel de Sanctis e serão realizadas nos dias 16 e 17 de maio.  As atividades são gratuitas e voltadas para os alunos da Rede Estadual de Ensino.

O Cultura em Toda Parte foi idealizado pela Secretaria da Cultura (Secult) e está sendo gerido por duas organizações da sociedade civil: o @parceirosdobeminstituto e o @galpaoibca, que vão cuidar de 100 ações, em cinco municípios e cinco finais de semana.

 

CULTURA EM TODA PARTE

 

Região 2 – Guaçuí

 

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

 

CAMINHÃO PALCO

Praça 25 de dezembro – Centro

 

TEATRO MUNICIPAL FERNANDO TORRES

Avenida Governador Francisco Lacerda Aguiar, s/nº, Centro

 

Sexta-Feira – 13 de maio

18h – Caminhão Palco  – Praça 25 de dezembro – Centro

 

Contos de Cor / Cia. Mais um Ponto, Mais um Conto (Teatro)

 

Aline Maria / show Bordado à Fé (Música)

 

Jota[C] (Música)

 

Mostra de Videoclipes

-Disco Voador – Intérprete: Banda Alldeia / Direção: Thiago Soares

-Eu Queria Voar – Intérprete: Margozzo / Direção: Margozzo

-Filha de Luz – intérprete: Negras Conectadas / Direção: Viviane Lopes Pereira

-Let The Melody Guide Your Soul – Intérprete: Clara Marins / Direção: Guajardo Films

-O Que Que a Quarentena Fez  – Intérpretes: Dório e Gabriel / Direção: Tafarel Silversom

-Pra Sorrir – Intérpretes: Douglas Lopes  e Nano Vianna / Direção: Douglas Lopes e Aniceto Frizzera Neto

-Rio pro Mar – Intérprete: Rafael Martins / Direção: Marcos Baretta

-Space Woods – Intérprete: My Magical Glowing Lens / Direção: Gustavo Senna

-Trajetórias Interrompidas – Intérprete: Beto Pinheiro / Direção: Beto Pinheiro

-Tudo ou Nada – Intérprete: Alinne Garuth / Direção: Alinne Garuth e Flora Fiorio

Sábado – 14 de maio

Teatro Municipal Fernando Torres

 

10h – A Lenda das Icamiabas / Coletivo Guaçuí Em Cena (Teatro)

15h – A Saga Amorosa dos Amantes Píramo e Tisbe / Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira (Teatro)

 

19h –  Caminhão Palco – Praça 25 de dezembro – Centro

Banda Projeto Feijoada (Música)

A Transe (Música)

Sansten (Música)

 

 

Domingo – 15 de maio

Teatro Municipal Fernando Torres

 

10h –  Contos Assombrosos / Cia. Mais um Ponto, Mais um Conto (Teatro)

14h – Anônimos: Uma Leitura / Grupo Anônimos de Teatro (Teatro)

17h – Caminhão Palco  Praça 25 de dezembro – Centro

 

Cleyton Aguiar (Música)

Suindara (Música)

Salvador Cantor (Música)