Sociedade
De empreendedor a símbolo de alegria: o legado de Ronaldo Zardo Junior
Mais do que um empresário, Ronaldo Zardo Júnior, o inesquecível “Juninho do Caranguejo”, deixou um legado de alegria, amizade e inspiração em Cachoeiro de Itapemirim.
Por: Redação em 19 de novembro de 2025

Mais do que um empresário, Ronaldo Zardo Júnior, o inesquecível “Juninho do Caranguejo”, deixou um legado de alegria, amizade e inspiração em Cachoeiro de Itapemirim.
Filho dos proprietários do tradicional restaurante Zardos, Ronaldo Zardo Destefani e Alcidineia Manzoli Marinho, Ronaldo cresceu em meio à gastronomia e, em 2016, decidiu empreender com autenticidade. Assim nasceu o Boteco do Caranguejo, localizado próximo ao Campo do Estrela — um ponto que logo se tornou referência entre os jovens por seu clima acolhedor e descontraído, refletindo a personalidade leve e criativa de Juninho.
Com seu jeito carismático e espírito empreendedor, transformou o Boteco do Caranguejo em um dos espaços mais queridos da cidade, símbolo de descontração, boa comida e encontros entre amigos. “Meu irmão tinha uma energia vibrante e sorriso constante, tenho certeza que essas características fizeram dele uma figura admirada e lembrada com carinho”, afirma a irmã de Ronaldo, Renata Zardo.


Em novembro de 2024, aos 31 anos, Juninho se despediu e sua partida comoveu toda a cidade. “Um amigo que viveu intensamente, sempre com sorriso no rosto. Grande pessoa, empresário de sucesso”, diz o ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho.
A saudade é grande, mas seu legado permanece vivo. “Lembramos do nosso filho todos os dias e em todos os momentos. Sabemos que ele escreveu uma história linda e de sucesso não apenas nos espaços que ajudou a construir, mas na memória afetiva de uma cidade que aprendeu com ele o valor de viver com leveza e entusiasmo”, finaliza os pais Ronaldo e Alcidineia.



