Saúde

De mãos dadas com o tratamento oncológico: apoio emocional também trata pacientes

Compreender a importância do apoio emocional é essencial para que os pacientes possam enfrentar os desafios com mais força e determinação.

Por: Redação em 19 de julho de 2023

 

No delicado caminho do tratamento do câncer, a busca pela cura vai além dos avanços científicos e dos equipamentos de última geração. Compreender a importância do apoio emocional é essencial para que os pacientes possam enfrentar os desafios com mais força e determinação.

A Unimed Oncologia, unidade da Unimed Sul Capixaba, é referência no cuidado integrado ao paciente oncológico e tem se destacado ao oferecer não apenas tecnologia de ponta e uma equipe extremamente capacitada, mas também apoio psicológico, que tem feito a diferença na vida de quem enfrenta o tratamento.

A empresária Rejane Barros Capetine Souza, proprietária do Laboratório Labvida, em Muniz Freire, foi surpreendida com fortes dores abdominais, em novembro de 2021, quando estava trabalhando. Por cuidar da saúde e estar com suas consultas preventivas em dia, ela não suspeitou que aquele episódio pudesse ser o que chegou na história que hoje ela tem pra contar.

Ela descobriu um tumor no intestino e iniciou uma batalha que somou uma cirurgia e seis meses de quimioterapia. Os exames feitos após esta primeira fase apontaram metástases no fígado: mais uma cirurgia e  mais três meses de quimioterapia. Após quase dois anos de caminhada, no último mês ela refez os exames e comemorou os resultados, não há mais nada a ser tratado. Agora, ela relembra como o apoio emocional fez diferença no enfrentamento dessa batalha.

“Desde a minha primeira cirurgia, eu recebi com muito carinho a psicóloga da Unimed Sul Capixaba e de lá pra cá eu tive apoio diariamente. Toda a equipe nos ampara e isso me fez ter forças pra seguir adiante com os tratamentos e com as notícias, que nem sempre foram favoráveis, e os dias de choro e desânimo. A minha família é muito unida, temos muita fé, e eles também me ampararam em todos os momentos, principalmente o meu marido, que me deu um grande suporte nos dias difíceis”, conta.

O apoio emocional não é apenas um alívio para o paciente, mas também uma estratégia importante no tratamento oncológico, de acordo com o oncologista Raphael Luzorio, da equipe médica da Unimed Oncologia. “A vivência do câncer é um processo complexo, que envolve não apenas o corpo físico, mas também as emoções e o bem-estar mental. O apoio emocional adequado auxilia o paciente a lidar com a ansiedade, o medo e a incerteza, promovendo uma melhoria na qualidade de vida e, consequentemente, no processo de cura”, explica.

Como cultura organizacional, a Unimed Sul Capixaba conta com o Jeito de Cuidar, que leva em conta não apenas o atendimento ao paciente, mas a humanização, o acolhimento e o suporte a pequenas necessidades para tornar a jornada de tratamento ou a estadia no ambiente hospitalar melhores.

“Abraçamos a dimensão emocional que, juntamente com uma equipe capacitada e estrutura tecnológica, transformam a jornada do paciente oncológico, trazendo não apenas o tratamento dos sintomas físicos, mas também fortalecendo sua mente e espírito, para que eles possam enfrentar cada desafio com resiliência e esperança”, conta a psicóloga da Unimed Oncologia Juliana Xavier Machado.

A Unimed Sul Capixaba conta também com um projeto chamado “Capelania Hospitalar”, serviço religioso voluntário prestado a pessoas internadas no Hospital da operadora que desejam participar. O grupo é composto por profissionais da cooperativa dos mais variados setores e formações e os momentos de oração acontecem às terças e sextas.

A Unimed Oncologia é referência no atendimento e tratamento de câncer na região Sul do Espírito Santo, integrando o projeto OncoRede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Atualmente, o espaço oferece Cirurgia Oncológica, Mastologia, Nutrição, Onco-hematologia, Oncologia Clínica, Psicologia e, com exclusividade no Sul do Estado, Radiologia Intervencionista e Genética Médica.