Esporte

Dez mulheres e um sonho: conhecer o litoral capixaba!

De acordo com as participantes, foram necessários meses de preparação antes que a “jornada aventureira” pudesse, de fato, acontecer. Primeiramente, aulas de mecânica garantiriam o bom funcionamento das bikes durante o árduo percurso.

Por: Redação em 19 de outubro de 2020

 

Até onde você é capaz de ir para realizar um grande sonho? Para as amigas Denise, Sandra, Eivane, Alessandra, Stéfany, Cintia, Raquel, Elaine, Lizandra e Marcela, tal desejo já tinha o destino certo: conhecer, de ponta a ponta, o litoral capixaba. As Integrantes do grupo “Capixabike” desbravaram, sob duas rodas, os 527,5km das belas praias que compõem o estado do Espírito Santo: uma aventura realizada entre os dias 07 e 12 de outubro.

“Desde criança, sempre tive vontade de conhecer a região litorânea do estado. Entretanto, depois que comecei a praticar ciclismo, este anseio ganhou ainda mais força, pois sabia que a sensação de conhecer a costa, com as suas estonteantes paisagens naturais, utilizando-se apenas uma bicicleta como veículo condutor, seria algo não só prazeroso, mas revitalizante como um todo”, conta a idealizadora do projeto, Denise Lunz.

“E realmente foi”, acrescenta. Assim, se o objetivo fazia, anteriormente, parte apenas dos desejos de Denise, pouco tempo depois envolveu outras nove amigas, que também passaram a “se jogar” em tamanha façanha. Para se ter uma ideia, juntas, elas saíram de Pedro Canário, fizeram 3 travessias a barco e passaram por 15 municípios, até chegar ao destino final: a cidade de Presidente Kenedy.

De acordo com as participantes, foram necessários meses de preparação antes que a “jornada aventureira” pudesse, de fato, acontecer. Primeiramente, aulas de mecânica garantiriam o bom funcionamento das bikes durante o árduo percurso; bem como o acompanhamento nutricional, que veio logo em seguida, promovendo o condicionamento físico necessário para o corpo, indispensável para otimizar o metabolismo.

Denise conta, ainda, que, por conta dessa constelação de fatores voltados à preparação corpo e mente, todas as participantes estavam alinhadas para atingir o destino final, além de unidas em torno de um mesmo propósito. “Por conta disso, tudo aconteceu exatamente da forma como planejamos, sem nenhum pneu furado”, ri de forma descontraída e satisfeita.

Companheirismo, dedicação e amizade foram algumas das palavras que nortearam esse momento. “Tivemos a sorte de encontrar pelo caminho pessoas solícitas e ciclistas que nos ajudaram sempre que precisamos recarregar as baterias. Ainda estamos em êxtase com o que realizamos. É muita felicidade reunida!”, finaliza Denise Lunz.

E você pensa que elas irão parar por aí? Esse foi, simplesmente, o primeiro de muitos outros feitos, que ainda estão por vir, pois esse grupo de mulheres “superpoderosas” já estão mirando suas próximas viagens. Por ora, enquanto o furor ainda permanece no sangue, vão continuar lembrando tudo o que viram e vivenciaram. Afinal, é assim que se vive com o Espírito sempre Santo.

A AVENTURA EM NÚMEROS

•10 mulheres “superpoderosas” unidas por um mesmo objetivo • 527,5 km de estrada ao longo da costa do Espírito Santo • 3 travessias a barco (Conceição da Barra para Guriri, Barra Nova para Urussuquara e Povoação para Regência) • 15 municípios visitados (Pedro Canário, Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz, Fundão, Serra, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Piúma, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kenedy) • Milhares de gotas de suor e uma infinidade de sorrisos.